Explosões na Praça dos Três Poderes deixam um morto

Explosões na Praça dos Três Poderes deixam um morto

Atentado próximo ao STF provoca evacuação e fechamento da Esplanada; Polícia Federal investiga possíveis novos riscos

Explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite desta quarta-feira (13.nov.2024), geraram um cenário de tensão e reforço na segurança. Por volta das 19h30, duas explosões foram ouvidas próximas ao Supremo Tribunal Federal (STF), resultando na morte de uma pessoa, cuja identidade ainda não foi divulgada oficialmente. A Polícia Civil do Distrito Federal iniciou a perícia no local, enquanto o Ministério da Justiça acionou forças especiais, como o Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal, para investigar o caso.

O STF foi rapidamente evacuado. Em nota, a Corte afirmou que os “fortes estrondos” ocorreram após o encerramento de uma sessão que discutia a letalidade policial em favelas. Ministros, servidores e o público presente foram retirados por segurança. O clima de urgência também afetou a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, cujas sessões foram encerradas após as explosões. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que a Polícia Legislativa está colaborando com as investigações.

A Esplanada dos Ministérios foi totalmente fechada, com o bloqueio de pedestres e veículos desde a Catedral Metropolitana de Brasília. Policiais militares e bombeiros realizam uma varredura em toda a área para garantir que não haja outros artefatos explosivos. Segundo o major Raphael van der Broocke, porta-voz da Polícia Militar do Distrito Federal, até o momento, nenhuma ameaça adicional foi localizada.

A segurança foi reforçada também no Palácio do Planalto, localizado do lado oposto ao STF na Praça dos Três Poderes. Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estivesse no local no momento das explosões, tendo deixado o Planalto por volta das 17h30 em direção ao Palácio da Alvorada, militares cercaram o prédio e orientaram que as pessoas não ficassem na área externa.

Em resposta ao atentado, o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, condenou os ataques ao STF e à Câmara dos Deputados, ressaltando a necessidade de reestabelecer a paz e a segurança. “A Polícia Federal investigará com rigor e celeridade. Precisamos entender a motivação desses ataques”, afirmou em suas redes sociais.

O caso, que mobiliza múltiplas forças de segurança, segue sob investigação da Polícia Federal, que busca esclarecer as circunstâncias e motivos por trás do atentado. A Esplanada permanece sob monitoramento rigoroso enquanto as autoridades trabalham para assegurar a segurança na região.

Fotos: Bruno Peres/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo