Levantamento aponta grande adesão de consumidores de Natal e Mossoró; eletrodomésticos e roupas lideram as intenções de compra
A Black Friday 2024, que acontecerá no dia 29 de novembro, deve impulsionar significativamente o comércio no Rio Grande do Norte. Segundo pesquisa do Instituto Fecomércio RN (IFC) divulgada nesta segunda-feira (25.nov.2024), a data tem potencial de movimentar R$ 920 milhões na economia local, com destaque para as cidades de Natal e Mossoró, que devem registrar grande volume de vendas.
Em Natal, 61% dos consumidores planejam aproveitar as promoções, enquanto em Mossoró o índice é de 51,6%. Na capital, eletrodomésticos são os itens mais desejados, seguidos por roupas e eletrônicos. O gasto médio dos natalenses deve ser de R$ 725,66, com a maioria optando pelo parcelamento no cartão de crédito.
Mossoró apresenta um perfil de consumo um pouco diferente, com roupas e acessórios liderando as intenções de compra, seguidos por eletrodomésticos e cosméticos. O ticket médio no município está estimado em R$ 537,55. A maioria dos consumidores mossoroenses também deve optar pelo pagamento parcelado.
A pesquisa revela que boa parte dos consumidores pretende utilizar a data para antecipar as compras de Natal. Em Natal, 57,9% dos entrevistados têm esse objetivo, enquanto em Mossoró o índice é de 32,3%. Esses dados reforçam a importância da Black Friday como estratégia para otimizar o orçamento familiar.
O levantamento, realizado em outubro, entrevistou 1.101 consumidores, sendo 600 em Natal e 501 em Mossoró, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 4 pontos percentuais. O estudo destaca ainda que a maior parte dos consumidores pertence ao público feminino, tem ensino superior completo e renda familiar acima de 10 salários mínimos.
Para os lojistas, a Black Friday é uma oportunidade única para alavancar vendas e garantir um desempenho positivo antes do Natal. Já para os consumidores, a data representa a chance de economizar em produtos desejados, equilibrando as finanças no final do ano.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
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