Serviço de ortopedia em Macaíba atende 391 pacientes no primeiro mês

Serviço de ortopedia em Macaíba atende 391 pacientes no primeiro mês

Novo setor no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho desafoga atendimentos e realiza mais de 40 cirurgias

O serviço de ortopedia de baixa e média complexidade da Região Metropolitana completou seu primeiro mês de funcionamento nesta sexta-feira (7.mar.2025). Instalado no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, o setor foi inaugurado pela governadora Fátima Bezerra no início de fevereiro e já realizou 391 atendimentos e mais de 40 cirurgias.

O objetivo principal do novo serviço é desafogar os atendimentos do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, referência em trauma no Rio Grande do Norte. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o novo setor vem cumprindo seu papel com eficiência. Há mais de dez dias, o Hospital Walfredo Gurgel não registra pacientes aguardando atendimento nos corredores.

Desde o início de fevereiro, os casos de ortopedia de Macaíba e de mais cinco municípios da região metropolitana — Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Ceará-Mirim — passaram a ser encaminhados para o Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho. A iniciativa é inédita na estrutura de saúde pública do estado e representa um avanço significativo na descentralização dos serviços de saúde.

O serviço ortopédico em Macaíba é resultado de uma articulação entre o Governo do Estado e o Ministério da Saúde. A governadora Fátima Bezerra fez um pedido direto ao ministério, que garantiu o financiamento de R$ 10,8 milhões para o setor. Os recursos serão utilizados em 2025, mas o serviço já está em pleno funcionamento, beneficiando milhares de pacientes da região.

A implantação do novo setor também contribui para a redução de filas e do tempo de espera por procedimentos ortopédicos. Com a transferência dos casos de baixa e média complexidade para Macaíba, o Hospital Walfredo Gurgel pode se dedicar a casos mais graves e de alta complexidade, otimizando o fluxo de atendimentos e melhorando a qualidade do serviço prestado à população.

A expectativa é que, nos próximos meses, o serviço continue a expandir sua capacidade de atendimento, reduzindo ainda mais as demandas reprimidas na região metropolitana. A iniciativa é vista como um modelo a ser replicado em outras áreas da saúde pública, com foco na descentralização e na melhoria da eficiência dos serviços.

Foto: Divulgação/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN