Instituto Santos Dumont atinge nota máxima em avaliação do MEC referente ao ano de 2024

Instituto Santos Dumont atinge nota máxima em avaliação do MEC referente ao ano de 2024

Com 10 pontos, ISD se destaca entre instituições avaliadas pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão, ligada ao Ministério da Educação

O Instituto Santos Dumont (ISD), sediado em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, alcançou a nota máxima (10) na avaliação referente ao ano de 2024 realizada pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão (CAACG), do Ministério da Educação (MEC). É a primeira vez, desde 2017, que a instituição atinge a pontuação máxima no processo de avaliação anual conduzido pela pasta.

O resultado reflete o desempenho do ISD na execução das metas estabelecidas no contrato de gestão firmado com o MEC. No ciclo de 2024, a comissão avaliou 11 indicadores. O Instituto atingiu integralmente oito dessas metas e superou os 90% de cumprimento nos outros três indicadores, garantindo, assim, a nota máxima.

A CAACG é composta por especialistas de diversas áreas e realiza, anualmente, uma análise detalhada das atividades desenvolvidas pelas Organizações Sociais vinculadas ao MEC. No caso do ISD, a avaliação considerou áreas como ensino, pesquisa, gestão administrativa e financeira, e integração com a comunidade.

Comissão ressalta consolidação institucional nos 10 anos do ISD como Organização Social

Durante a apresentação do relatório, o presidente da Comissão de Acompanhamento, Fábio de Abreu e Lima, destacou a relevância do resultado para a trajetória institucional do ISD, especialmente por coincidir com os 10 anos da instituição como Organização Social. Segundo ele, a nota 10 reflete o fortalecimento de estratégias implantadas ao longo da última década.

“É um momento muito importante, que mostra a consolidação de todas as estratégias e ações de ensino, pesquisa, extensão e integração com a comunidade. Nesse momento de avaliação, fazemos um olhar muito acurado de tudo que o ISD fez no ano anterior, mas também resgatamos essa história de uma década”, afirmou Abreu e Lima.

A comissão responsável pela avaliação foi composta por representantes de instituições de ensino superior e de órgãos do Governo Federal. Entre os titulares estavam: Fábio Cesar Braga de Abreu e Lima (Unesp), Felipe von Glehn Silva (UnB), Luciana de Andrade Mendes (UFRN), Laerte Davi Cleto e Sylvia Helena Figueiredo Prata, ambos representantes da Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Também participaram da visita técnica Jaqueline Ribeiro Silva, gerente de projetos da Secretaria Executiva do MEC, e Igor Segóvia de Mello, coordenador-geral de Avaliação da Educação em Saúde do MEC.

Direção do ISD destaca compromisso com metas e missão institucional

O diretor-geral do Instituto Santos Dumont, Reginaldo Freitas Jr., afirmou que a nota obtida na avaliação traduz o comprometimento da equipe com os objetivos da instituição. Para ele, o resultado reforça a responsabilidade coletiva com a transformação social e com a qualidade do trabalho desenvolvido.

“Essa nota 10 reflete o compromisso de todas as pessoas que fazem o Instituto com a missão e com os propósitos que abraçamos para a transformação social. Reflete também o engajamento de cada uma dessas pessoas com a excelência com a qual buscamos trabalhar aqui, todos os dias”, declarou Freitas Jr.

O Instituto foi representado na apresentação dos resultados pelos seguintes integrantes da equipe: Reginaldo Freitas Jr. (diretor-geral), Jovan Gadioli dos Santos (diretor administrativo), Edgard Morya (gerente do IIN-ELS), Lilian Lisboa (gerente do Anita), Eduardo Frare (assessor de planejamento) e Marcelo Carvalho (coordenador de gestão de projetos e avaliação).

ISD atua em áreas estratégicas como neurociência, saúde da mulher e reabilitação

O Instituto Santos Dumont é vinculado ao Ministério da Educação e atua como Organização Social. Está estruturado por meio do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), ambos localizados em Macaíba, no Rio Grande do Norte.

O ISD desenvolve ações integradas de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de neurociências, neuroengenharia, saúde materno-infantil e reabilitação de pessoas com deficiência. O trabalho da instituição tem alcance estadual e nacional, sendo reconhecido como centro de referência em suas áreas de atuação.

De acordo com os critérios do contrato de gestão com o MEC, a avaliação considera a execução de metas quantitativas e qualitativas em projetos voltados à inovação, formação de profissionais da saúde, promoção da equidade e desenvolvimento científico e tecnológico.

Sobre a avaliação da CAACG e os critérios utilizados

A Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão (CAACG) é responsável por monitorar e avaliar os resultados das Organizações Sociais que firmaram contratos com o Ministério da Educação. As avaliações são realizadas com base em metas previamente pactuadas, abrangendo aspectos operacionais, acadêmicos e administrativos.

As notas atribuídas consideram o percentual de alcance das metas pactuadas. Para alcançar a nota máxima, a instituição precisa atingir ou superar os objetivos em quase todos os indicadores estabelecidos. A nota 10 obtida pelo ISD no ciclo de 2024 representa o melhor desempenho da instituição desde 2017.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte