UFRN aumenta cursos com conceito máximo no Enade

UFRN aumenta cursos com conceito máximo no Enade

Universidade mantém IGC 5 e se consolida entre as 20 melhores do Brasil; cursos de Saúde e Engenharia se destacam com nota máxima

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou crescimento no percentual de cursos com conceitos 4 ou 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (11.abr.2025), mostram que a instituição saltou de 67% para 70% na avaliação trienal. Quando considerados apenas os cursos avaliados em 2023, o desempenho é ainda melhor: 84% alcançaram as notas mais altas.

Além disso, a UFRN manteve o Índice Geral de Cursos (IGC) no nível máximo (5), reforçando sua posição entre as 20 melhores universidades federais do país e a terceira no Norte-Nordeste.

Metas: UFRN busca 80% de cursos com nota alta até 2029

A universidade tem planos ambiciosos para os próximos anos. O Plano de Gestão 2027 prevê que 75% dos cursos atinjam conceito 4 ou 5, enquanto o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2029) eleva a meta para 80%.

Segundo Fabiano Gomes, procurador educacional institucional da UFRN, os resultados são fruto de um trabalho contínuo iniciado em 2017, com a Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação.

“Estamos colhendo os frutos de um esforço coletivo. Em 2022, alcançamos o IGC 5 e agora o mantivemos. O objetivo é seguir avançando nas metas do nosso plano estratégico”, afirmou Gomes.

Cursos com nota máxima: saúde e engenharia se destacam

Em 2023, participaram do Enade os cursos das áreas de Engenharia, Saúde e Ciências Agrárias. Destaques incluem:

  • Todos os cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) receberam conceito 5.
  • Medicina (EMCM), Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo e Fisioterapia (FACISA) também alcançaram a nota máxima.

Reitor destaca compromisso com excelência no ensino público

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, atribuiu o bom desempenho ao engajamento da comunidade acadêmica.

“Este resultado reflete o compromisso de todos com a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. É uma conquista para a educação pública”, celebrou.

Foto: Cícero Oliveira

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