PAC-3 contempla infraestrutura viária, hídrica, educacional e de saúde
O Governo Federal anunciou, nesta segunda-feira (16.out.2023), um pacote de R$ 45 bilhões em obras para o Rio Grande do Norte. O investimento será realizado por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3), que prevê projetos nas áreas de infraestrutura viária, segurança hídrica, ampliação da rede escolar e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as obras contempladas estão a duplicação da BR-304, a implantação da BR-104, o Ramal do Apodi da Transposição, a conclusão da Barragem Oiticica e a construção do sistema adutor que vai garantir o abastecimento de água na região Seridó potiguar.
Também estão previstos recursos para a construção do Hospital de Urgências e Emergências em Trauma e Neurocirurgia da Grande Natal, ampliação do Hospital Universitário Onofre Lopes, federalização de um trecho de rodovia sob responsabilidade estadual e ampliação dos sistemas de abastecimento de água de Parnamirim, Ceará-Mirim, Mossoró, Apodi e Assu.
A governadora Fátima Bezerra destacou que todos os projetos prioritários apresentados por ela foram acolhidos pelo Governo Federal. “O Rio Grande do Norte está pronto para trabalhar para que durante esses três anos possamos entregar o maior legado em matéria de cidadania e dignidade para o nosso povo”, afirmou.
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse que as obras vão gerar emprego e renda para milhares de pessoas, além de melhorar a mobilidade e o atendimento à população.
“O Presidente Lula, ao fazer o PAC, ele junta várias ações em uma ação só, que busca gerar emprego, gerar renda, capacitar pessoas, melhorar a vida e cuidar de gente”, ressaltou o ministro.
A solenidade de lançamento do PAC-3 no Rio Grande do Norte contou com a presença dos ministros Rui Costa e Renan Filho, da governadora Fátima Bezerra, do vice-governador Walter Alves, de representantes da bancada potiguar no Congresso Nacional, de deputados estaduais, prefeitos, lideranças empresariais e movimentos sociais.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.