Servidores denunciam superintendente do DNIT por irregularidades

Servidores denunciam superintendente do DNIT por irregularidades

O grupo acusa o gestor de direcionar contratações, iniciar obras sem aval técnico e usar motorista pago com dinheiro da autarquia para atividades pessoais

Um grupo composto por 31 servidores do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNIT) no Rio Grande do Norte apresentou denúncias contra o superintendente regional, Getúlio Batista. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (17.nov.2023) pelo jornalista Dinarte Assunção, do Blog do Dina.

As acusações abrangem supostas irregularidades em contratações de empresas e funcionários, além de questionamentos sobre o início precipitado das obras na ponte de Igapó, sem alinhamento técnico. Batista, por sua vez, refuta as alegações, garantindo a legalidade nas contratações e negando o uso indevido de recursos do órgão.

A nomeação de Getúlio para a superintendência em maio do ano passado, supostamente articulada pelo vice-governador Walter Alves (MDB), gerou críticas, especialmente entre os governistas. A ligação passada de Batista com o ex-presidente Jair Bolsonaro trouxe controvérsias, pois ele havia se posicionado contra o presidente Lula nas eleições anteriores.

As denúncias, endereçadas à direção geral do DNIT em Brasília, à auditoria interna e à corregedoria, buscam esclarecimentos e a apuração de possíveis irregularidades administrativas e danos ao erário. Os servidores afirmam que o superintendente teria desrespeitado o Manual de Diretrizes para Gestão, Acompanhamento e Fiscalização de contratos do DNIT, especialmente ao suspender e posteriormente reabrir um edital em benefício de uma empresa anteriormente sancionada.

A acusação ainda aponta a substituição de empregados terceirizados em favor de indicações pessoais de Batista, sem documentação de fiscalização que comprove a justificativa. Além disso, a concentração de cinco contratos em um único servidor e o suposto uso de motorista do órgão para fins pessoais são pontos de discordância entre as partes.

A Associação dos Engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (AEDNIT) expressou seu apoio às denúncias dos servidores, destacando seu compromisso em proteger a integridade e dignidade dos membros. A entidade enfatizou estar atenta a possíveis casos de assédio moral contra os engenheiros signatários das denúncias.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador
Pular para o conteúdo