Pasta recomenda ações preventivas para evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti
O Rio Grande do Norte inicia 2024 com o sinal de alerta ligado para a possibilidade de um aumento substancial dos casos de arboviroses, em especial da dengue. O alerta é da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que emitiu uma nota informativa recomendando ações preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Segundo a Sesap, o aumento das temperaturas a partir das mudanças climáticas é um dos fatores que traz maior influência ao cenário. Em 2022, o estado registrou mais de 12 mil casos confirmados de dengue, com 21 óbitos. Nas últimas seis semanas epidemiológicas de 2023, o número de casos confirmados já foi maior do que os de 2022.
O relatório “Reflexões sobre o risco de arboviroses em 2024” da Fundação Oswaldo Cruz, elaborado em outubro de 2023 e distribuído pelo Ministério da Saúde, aponta que estão previstos cerca de 2,2 milhões casos suspeitos de dengue para o ano de 2024 no Brasil, com estimativas de aumento em quase todos os estados, com destaque para a região Nordeste.
Para evitar o aumento dos casos de dengue, a Sesap recomenda uma série de ações preventivas, como:
- Limpar e manter quintais e terrenos limpos, sem acúmulo de lixo ou entulho;
- Guardar garrafas, pneus e outros objetos que possam acumular água em local protegido;
- Tampar caixas d’água, cisternas e outros reservatórios de água;
- Colocar telas em portas e janelas;
- Usar repelente de insetos.
A Sesap também está realizando uma série de reuniões com as secretarias municipais para traçar as estratégias regionais de enfrentamento à dengue. Os encontros estão focados nos municípios identificados como de maior risco potencial.
A Sesap reforça a importância da conscientização da população para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Precisamos trabalhar juntos para evitar que o número de casos aumente. Cada um pode fazer a sua parte”, destacou a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Diana Rego.
Foto: Sandro Araújo / Agência Saúde
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.