Tragédia abala o Irã: presidente e chanceler falecem em queda de aeronave
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu em um acidente de helicóptero na floresta Dizmar, perto da cidade de Varzaghan, no domingo (19.mai.2024). Além de Raisi, o chanceler iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, e outros passageiros da aeronave também morreram no acidente, conforme noticiado pela agência estatal iraniana IRNA.
Equipes de resgate localizaram o helicóptero na madrugada desta segunda-feira (20.mai) e imagens de destroços em chamas foram transmitidas pelos canais de televisão iranianos. Os corpos das vítimas foram resgatados e as operações de busca foram oficialmente encerradas.
De acordo com a legislação iraniana, a morte do presidente implica que o vice-presidente, Mohammad Mokhber, assuma o cargo interinamente e uma nova eleição presidencial deve ser realizada em até seis meses.
Raisi estava no Azerbaijão no domingo, onde participou da inauguração de uma represa com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev. A tragédia ocorreu na manhã do domingo, sob condições climáticas adversas, incluindo chuva intensa e neblina, o que dificultou as operações de resgate. A busca pelo helicóptero levou cerca de 12 horas, sendo o local do acidente identificado por um drone turco que detectou uma fonte de calor suspeita.
Quem foi Ebrahim Raisi
Ebrahim Raisi foi eleito presidente do Irã em junho de 2021 e era conhecido por seu perfil ultraconservador. Ele contava com o apoio do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, e teve um encontro bilateral com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em outubro de 2023, durante a cúpula dos BRICS.
Foto: 15th BRICS SUMMIT/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.