Naufrágio no litoral do RN deixou um morto e cinco sobreviventes
Um naufrágio ocorrido a cerca de cinco milhas náuticas (oito quilômetros) da Praia de Santa Rita, no Rio Grande do Norte, resultou na morte de uma pessoa e no resgate de cinco sobreviventes na quinta-feira (30.mai.2024). A operação de resgate foi conduzida pela Marinha do Brasil em colaboração com o Corpo de Bombeiros e a comunidade marítima local.
Segundo a Marinha, a lancha envolvida no acidente transportava seis tripulantes no momento do naufrágio. Inicialmente, quatro pessoas foram resgatadas, sendo três delas em boas condições de saúde e uma vítima fatal. Após intensas buscas, os dois tripulantes restantes foram encontrados pelas embarcações “Miami” e “Inevitável”.
A lancha era conhecida por oferecer passeios exclusivos e pesca oceânica em Natal. No entanto, até o momento, a Marinha não divulgou as identidades ou relações entre os tripulantes. Um inquérito administrativo será instaurado pela Marinha para investigar as causas e circunstâncias do acidente.
Além de reforçar a importância das normas de segurança marítima, a Marinha disponibiliza o telefone 185 para emergências marítimas e fluviais e mantém escuta permanente do Canal 16 (VHF), garantindo uma resposta rápida em situações de perigo no mar.
Confira a nota emitida pela Marinha:
A Marinha do Brasil (MB) informa que tomou conhecimento do naufrágio, ocorrido na tarde da quinta-feira (30), de uma lancha, nas proximidades da Praia de Santa Rita, situada ao norte da capital potiguar. Dos seis tripulantes que estavam a bordo, quatro foram resgatados. Três deles encontram-se em boas condições de saúde e um veio a óbito.
De imediato, a MB iniciou uma Operação de Busca e Salvamento, coordenada pelo SALVAMAR NORDESTE, empregando meios e pessoal da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, com o apoio do Corpo de Bombeiros do RN, na realização das buscas pelos dois tripulantes
desaparecidos.
Adicionalmente, foi emitido Aviso aos Navegantes e realizado contato com a comunidade marítima, a fim de ampliar a divulgação sobre o ocorrido e alertar todas as embarcações que estejam navegando em áreas próximas ao desaparecimento para apoiar nas buscas.
Às 21h a Marinha emitiu uma nova Nota com atualização do fato ocorrido:
A Marinha do Brasil (MB) informa que, ainda na noite da quinta-feira (30), os dois tripulantes que estavam desaparecidos após o naufrágio da Lancha “Austin”, ocorrido nas proximidades da Praia de Santa Rita, foram resgatados e encontram-se em boas condições de saúde.
Durante a Operação, a MB empregou todos os esforços de Busca e Salvamento, envolvendo meios e pessoal, com o apoio do Corpo de Bombeiros do RN e da comunidade marítima, com a participação das embarcações “Miami” e “Inevitável”. Um inquérito administrativo será instaurado para apurar causas e circunstâncias do ocorrido.
A Marinha reforça que disponibiliza o telefone 185 para comunicação de emergências marítimas, fluviais e pedidos de auxílio e destaca que mantém escuta permanente do Canal 16 (VHF), destinado ao Serviço Móvel Marítimo.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.