Categoria aguarda decisão dos empresários sobre acordo de reajuste salarial e benefícios
Os motoristas de ônibus de Natal decidiram aceitar a proposta apresentada pelo superintendente do Ministério do Trabalho no Rio Grande do Norte, Cláudio Gabriel, adiando temporariamente a greve da categoria. A decisão agora depende dos empresários, que se reunirão na próxima quinta-feira (6.jun.2024) para deliberar sobre o acordo.
A proposta, que visa evitar a paralisação, inclui um aumento real de 1% no salário, além de reajustes de 10% no vale-alimentação e 15,5% no plano de saúde. A categoria já havia decidido pela greve, mas suspendeu a paralisação até a reunião de quinta-feira.
Augusto Maranhão Valle, consultor jurídico do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn), destacou que o principal entrave não é o reajuste salarial, mas sim os aumentos nos benefícios. Os impactos financeiros serão avaliados na próxima reunião.
Recentemente, o Seturn solicitou à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) o cálculo de uma nova tarifa de transporte público, levando em consideração os reajustes propostos. Segundo Valle, os ajustes salariais impactam diretamente nos custos operacionais, necessitando uma revisão da tarifa para equilibrar as finanças do setor.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.