Proposta resultou em um reajuste de 4,23% nos salários dos motoristas e um aumento de 10% no vale-alimentação
Motoristas de ônibus e empresários de Natal chegaram a um acordo nesta quinta-feira (6.jun.2024), evitando assim a greve dos trabalhadores do transporte público. A reunião, realizada na superintendência do Ministério do Trabalho no Rio Grande do Norte, resultou em um reajuste de 4,23% nos salários dos motoristas e um aumento de 10% no vale-alimentação.
Além dos aumentos, as empresas se comprometeram a pagar integralmente o plano de saúde, a renovação da CNH e o exame toxicológico dos trabalhadores. A proposta foi inicialmente sugerida na última segunda-feira (3.jun) pelo superintendente do Ministério do Trabalho, Cláudio Gabriel, após um impasse entre motoristas e empresários.
A decisão de aceitar o reajuste foi confirmada pelos motoristas em assembleia realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintro) na terça-feira (4.jun), e posteriormente, pelos empresários do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn) na quinta-feira.
Em paralelo, o Seturn solicitou à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) o cálculo de uma nova tarifa para o transporte público, que incorpore o reajuste salarial dos motoristas e cobradores. Augusto Maranhão Valle, consultor técnico do Seturn, afirmou que o aumento dos custos operacionais deve ser refletido na tarifa de transporte, e a STTU está encarregada de avaliar esse impacto.
O acordo marca um importante avanço nas negociações trabalhistas em Natal, garantindo a continuidade do serviço de transporte público sem interrupções e melhorando as condições de trabalho dos motoristas.
Foto: Matheus Felipe/Arquivo/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.