Gabinete de crise permanece em alerta para enfrentar possíveis novas chuvas intensas no final de semana
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, se reuniu nesta sexta-feira (14.jun.2024) com o gabinete de crise do município para avaliar os danos causados pelas chuvas intensas que ocorreram entre a tarde de quinta-feira e a madrugada de hoje. A reunião também discutiu as providências a serem tomadas caso as previsões de mais chuvas para o final de semana se confirmem.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), foram registrados 97mm de chuva em Natal, causando uma série de transtornos, como alagamentos e desabrigamento de famílias. O prefeito Álvaro Dias destacou que todas as medidas estão sendo tomadas para minimizar os impactos das chuvas e que o gabinete de crise está em alerta para novas ações. “Nossa preocupação é com a noite de hoje. Nos reunimos para definir outras providências necessárias caso as previsões se confirmem”, afirmou o prefeito.
O secretário de Infraestrutura do município, Carlson Gomes, informou que a secretaria está de plantão, atuando principalmente na limpeza das bocas de lobo para evitar alagamentos. As equipes responsáveis pelas vias afetadas também estão prontas para intervir quando necessário. “Estamos de prontidão. Juntamente com a Urbana, seguimos fazendo a limpeza das bocas de lobo, pois o acúmulo de lixo dificulta o escoamento e consequentemente as vias ficam alagadas. Por isso, estamos em alerta e prontos para amenizar os transtornos”, reforçou Carlson Gomes.
Além do secretário Carlson Gomes, participaram da reunião a secretária de Planejamento Shirley Cavalcanti, a secretária Executiva de Concessões e Parcerias Público-Privadas Danielle Mafra, e representantes das secretarias de Mobilidade Urbana (STTU), Comunicação Social (Secom), Defesa Civil Municipal e Guarda Municipal.
As chuvas recentes provocaram o transbordamento de quatro lagoas de captação e afetaram 350 famílias, que estão sendo monitoradas pelo município. Embora nenhuma situação de gravidade tenha sido registrada, 33 famílias ficaram desabrigadas e estão recebendo assistência. Um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) foi disponibilizado, mas as famílias preferiram se abrigar na Escola Estadual Dom Avelino Dantas, localizada próxima à lagoa do Santarém.
A Prefeitura de Natal solicita que a população fique atenta às previsões meteorológicas e, em caso de necessidade, acione a Defesa Civil pelo telefone 190 para receber ajuda imediata.
Foto: Joana Lima
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.