Consulta pública busca contribuições para melhorias na mobilidade urbana da capital potiguar
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal divulgou nesta quarta-feira (3.jul.2024) os termos do novo edital de licitação do transporte público, que prevê significativas melhorias no serviço oferecido à população. Entre as novidades estão a redução da lotação dos ônibus, a renovação da frota e a obrigatoriedade de disponibilização de wi-fi e ar-condicionado nos veículos. A consulta pública foi aberta para que a população possa contribuir com sugestões.
Segundo a secretária Daliana Bandeira, os itens mencionados serão obrigatórios na nova licitação, além do aumento da capacidade dos veículos e a incorporação de uma rede de transição em infraestrutura. A abertura da consulta pública foi publicada no Diário Oficial do Município, e a minuta do documento já foi enviada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que emitirá um parecer em até 30 dias.
Elaborado pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) ao custo de R$ 1,45 milhão, o projeto representa a terceira tentativa de Natal licitar o serviço de transporte público. Historicamente, o serviço na capital potiguar funciona por meio de permissões, sem contratos formais com as empresas operadoras.
A consulta pública visa colher contribuições que possam auxiliar na modelagem jurídica, técnica e econômico-financeira do edital de licitação. Esta iniciativa é um passo importante para modernizar o transporte público em Natal, trazendo maior conforto e eficiência para os usuários.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.