Nova rede de transporte público urbano de Natal será lançada em agosto
Em agosto, Natal poderá dar um passo significativo na modernização do transporte público urbano. Com uma rede integrada e veículos novos equipados com ar-condicionado e Wi-Fi, a licitação prevista pretende melhorar a qualidade do serviço sem aumentar a tarifa atual de R$ 4,50. A promessa é da prefeitura da capital potiguar.
A secretária Municipal de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, anunciou que o município subsidiará o sistema para garantir um transporte acessível e de qualidade. Uma consulta pública foi aberta até 24 de julho para que a população possa enviar sugestões.
De acordo com Daliana Bandeira, a tarifa técnica será mantida em R$ 4,50, com o custo do transporte não sendo totalmente repassado para os usuários. “Haverá subsídio para assegurar um transporte de qualidade sem tarifas altas que a população não poderia pagar”, afirmou a secretária. Uma audiência pública está agendada para o final de julho ou início de agosto para discutir o assunto.
Redução da lotação e frota renovada
O edital da licitação estabelece a limitação de seis passageiros em pé por m² para reduzir a lotação nos ônibus. A frota, com idade média de seis anos e limite máximo de 12 anos, será renovada e equipada com ar-condicionado e Wi-Fi. Veículos convencionais terão capacidade para até 78 passageiros, enquanto os miniônibus comportarão até 35 passageiros.
O edital da licitação estabelece a limitação de seis passageiros em pé por m² para reduzir a lotação nos ônibus. A frota, com idade média de seis anos e limite máximo de 12 anos, será renovada e equipada com ar-condicionado e Wi-Fi. Veículos convencionais terão capacidade para até 78 passageiros, enquanto os miniônibus comportarão até 35 passageiros.
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) defende o subsídio como uma solução para melhorar o sistema. Atualmente, seis empresas operam o sistema sem contrato formal: Guanabara, Nossa Srª. da Conceição, Cidade do Natal, Reunidas, Santa Maria e Transflor (ViaSul).
Daliana Bandeira destacou a importância do aporte financeiro municipal para elevar a qualidade do serviço sem onerar o usuário. A isenção do ISS também foi trabalhada no edital.
Nova rede de transporte: mais linhas e menor tempo de viagem
A nova rede de transporte, chamada “Rede Meta da Concessão”, promete viagens mais curtas e integradas, aumentando a oferta de viagens em 62% e melhorando a velocidade operacional das linhas de 19 km/h para 34 km/h. A rede será composta por 78 linhas, categorizadas em “estruturais”, “diretas”, “bairros” e “regionais”, além de dez linhas noturnas “Corujão”. Estão previstos sete terminais estruturais e 15 terminais comuns.
Consulta pública disponível até 24 de julho
Os documentos da licitação, incluindo informações sobre itinerários, localizações de terminais e detalhes da frota, estão disponíveis em licitacaotransporte.natal.rn.gov.br. A população pode consultar os documentos e enviar sugestões até 24 de julho.
Divisão das linhas em cinco estruturas
- Bairro: Linhas que passarão perto das residências, conectando os passageiros a um Terminal Estrutural.
- Regional: Linhas que ligarão os bairros aos centros comerciais e outros Terminais Estruturais.
- Estrutural: Linhas que conectarão as regiões da cidade, partindo dos Terminais Estruturais.
- Direta: Linhas que ligarão os bairros próximos ao centro diretamente a esses locais.
- Corujão: Linhas noturnas que circularão na madrugada, conectando os centros da cidade aos bairros.
Foto: Matheus Felipe/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.