Biden desiste da reeleição nos EUA

Biden desiste da reeleição nos EUA

Anúncio histórico de Joe Biden surpreende e movimenta cenário político americano

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21.jul.2024) que não concorrerá à reeleição em 2024. O comunicado foi feito através de uma publicação nas redes sociais, onde Biden destacou as realizações de sua administração e informou que detalhará os motivos de sua decisão ainda esta semana. Esta é a primeira vez em décadas que um presidente americano desiste de buscar a reeleição, marcando um momento histórico e inesperado na política dos EUA.

Em sua declaração, Biden mencionou que, embora tivesse a intenção de buscar a reeleição, acredita que renunciar à candidatura é do interesse de seu partido e do país. “Embora tenha sido minha intenção de buscar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país para renunciar e concentrar-me exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como Presidente durante o resto do meu prazo”, afirmou.

A decisão de Biden foi influenciada por uma crescente pressão de parlamentares democratas e membros do partido, após um desempenho considerado fraco em um debate televisivo contra o rival republicano Donald Trump. Este cenário acentuou as dúvidas sobre a viabilidade de sua candidatura à reeleição.

Em sua publicação, Biden também expressou seu apoio e endosso à vice-presidente Kamala Harris como a candidata do Partido Democrata para enfrentar Trump nas próximas eleições. “Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano”, declarou Biden.

Donald Trump, candidato republicano, reagiu ao anúncio em entrevista à CNN, afirmando que acredita ser mais fácil derrotar Kamala Harris nas eleições de novembro do que seria derrotar Joe Biden.

53202311154 da997dfc5f k
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Comunicado Completo de Joe Biden:

“Meus companheiros americanos,

Nos últimos três anos e meio, fizemos grandes progressos como Nação.

Hoje, a América tem a economia mais forte do mundo. Fizemos investimentos históricos em reconstruir nossa nação, na redução dos custos de medicamentos prescritos para idosos e na expansão cuidados de saúde acessíveis a um número recorde de americanos. Fornecemos cuidados extremamente necessários a um milhão de veteranos expostos a substâncias tóxicas. Aprovamos a primeira lei de segurança de armas em 30 anos. Nomeamos a primeira mulher afro-americana para a Suprema Corte. E passamos mais legislação climática significativa na história do mundo. A América nunca esteve melhor posicionada para liderar do que estamos hoje.

Sei que nada disso poderia ter sido feito sem vocês, povo americano. Juntos, nós superamos uma pandemia que ocorre uma vez a cada século e a pior crise econômica desde a Grande Depressão. Protegemos e preservamos a nossa democracia. E nós revitalizamos e fortalecemos nossas alianças em todo o mundo.

Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção de buscar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país para renunciar e concentrar-me exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como Presidente durante o resto do meu prazo.

Falarei à Nação ainda esta semana com mais detalhes sobre minha decisão.

Por enquanto, deixe-me expressar minha mais profunda gratidão a todos aqueles que trabalharam tanto para me ver reeleito. Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todos Este trabalho. E deixe-me expressar meu sincero apreço ao povo americano pela fé e confiança que você depositou em mim.

Acredito hoje no que sempre acreditei: que não há nada que a América não possa fazer quando o fazemos junto. Só temos que lembrar que somos os Estados Unidos da América.”

Foto: Alan Santos/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal