Governo Fátima condiciona aumento salarial dos servidores do RN ao reajuste do ICMS

Governo Fátima condiciona aumento salarial dos servidores do RN ao reajuste do ICMS

Projeto de lei propõe aumentos de até 14% para servidores, dependendo do retorno da alíquota modal do ICMS.

O governo do Rio Grande do Norte enviará um projeto de lei à Assembleia Legislativa propondo o reajuste salarial para cerca de 63 mil servidores estaduais, incluindo ativos, inativos e pensionistas. No entanto, a execução do projeto depende do retorno da alíquota modal do ICMS para 20%. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (7.ago.2024) pelo portal g1 RN.

De acordo com o secretário de Administração do RN, Pedro Lopes, os reajustes, variando entre 13% e 14%, abrangem aproximadamente 20 categorias e estão programados para implementação entre janeiro de 2025 e abril de 2026. “O valor acrescido será de R$ 60 milhões mensais na folha salarial do estado”, explicou o secretário.

Desde 2023, o governo vem dialogando com representantes sindicais e associativos para discutir a recomposição salarial. A redução da alíquota do ICMS de 20% para 18%, implementada no início de 2024, impactou a arrecadação do estado, impossibilitando a realização do reajuste naquele ano.

Em novembro de 2023, a tentativa de manter a alíquota do ICMS em 20% para 2024 não foi aprovada pelos deputados estaduais. “A negociação dos reajustes depende do retorno da alíquota modal do ICMS a 20%”, afirmou Pedro Lopes.

O projeto de lei inclui quatro propostas específicas: revisão anual dos servidores, reajustes para servidores da segurança pública, da saúde e da administração direta e indireta. “O projeto está dentro da possibilidade financeira e fiscal do estado, desde que o ICMS se recupere para a alíquota de 20%”, concluiu o secretário.

Foto: Heros Lucena/Assecom/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo