RN atinge apenas 40% da meta de vacinação contra a poliomielite

RN atinge apenas 40% da meta de vacinação contra a poliomielite

Campanha visa imunizar 167 mil crianças, mas cobertura atual alerta para risco de retorno da paralisia infantil

O estado do Rio Grande do Norte alcançou apenas 40% da cobertura vacinal contra a poliomielite, segundo dados divulgados na última quinta-feira (24.out.2024). A campanha de imunização, que pretende vacinar 167 mil crianças, registrou até o momento a aplicação de 67.576 doses, número preocupante para autoridades de saúde que alertam sobre a necessidade de aumentar a adesão à vacina.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral que pode causar sequelas neurológicas e musculares graves, como o caso de Marise Soares, dona de casa de 68 anos. Ela contraiu a doença aos 12 meses de vida, numa época em que a vacina ainda não estava disponível. “Todos os meus filhos e netos se vacinaram. Sempre falo para as amigas, quando nasce um bebê, sobre a importância da vacina. Eu sei o que passei; tem que vacinar”, enfatizou Marise.

As autoridades locais, com apoio de entidades como o Rotary Club de Natal, estão intensificando a divulgação da campanha de vacinação. A partir de 4 de novembro, o calendário de imunização passará a incluir apenas a vacina inativada poliomielite (VIP), necessitando apenas de uma dose de reforço.

O esquema vacinal é composto por:

  • 2 meses – 1ª dose
  • 4 meses – 2ª dose
  • 6 meses – 3ª dose
  • 15 meses – dose de reforço

A adesão à vacina é fundamental para evitar o retorno da poliomielite, erradicada no Brasil há mais de 30 anos. Especialistas pedem atenção dos pais e responsáveis para manter o calendário de vacinação atualizado.

Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo