Campanha visa imunizar 167 mil crianças, mas cobertura atual alerta para risco de retorno da paralisia infantil
O estado do Rio Grande do Norte alcançou apenas 40% da cobertura vacinal contra a poliomielite, segundo dados divulgados na última quinta-feira (24.out.2024). A campanha de imunização, que pretende vacinar 167 mil crianças, registrou até o momento a aplicação de 67.576 doses, número preocupante para autoridades de saúde que alertam sobre a necessidade de aumentar a adesão à vacina.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral que pode causar sequelas neurológicas e musculares graves, como o caso de Marise Soares, dona de casa de 68 anos. Ela contraiu a doença aos 12 meses de vida, numa época em que a vacina ainda não estava disponível. “Todos os meus filhos e netos se vacinaram. Sempre falo para as amigas, quando nasce um bebê, sobre a importância da vacina. Eu sei o que passei; tem que vacinar”, enfatizou Marise.
As autoridades locais, com apoio de entidades como o Rotary Club de Natal, estão intensificando a divulgação da campanha de vacinação. A partir de 4 de novembro, o calendário de imunização passará a incluir apenas a vacina inativada poliomielite (VIP), necessitando apenas de uma dose de reforço.
O esquema vacinal é composto por:
- 2 meses – 1ª dose
- 4 meses – 2ª dose
- 6 meses – 3ª dose
- 15 meses – dose de reforço
A adesão à vacina é fundamental para evitar o retorno da poliomielite, erradicada no Brasil há mais de 30 anos. Especialistas pedem atenção dos pais e responsáveis para manter o calendário de vacinação atualizado.
Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.