Vitórias estratégicas nos estados da Virgínia Ocidental e Ohio consolidam o domínio republicano no Senado e reforçam influência conservadora
Nas eleições desta terça-feira (5.nov.2024), o Partido Republicano garantiu o controle do Senado dos Estados Unidos, assegurando uma maioria mínima de 51 a 49, com vitórias decisivas em estados chave, como Virgínia Ocidental e Ohio. A conquista da maioria permitirá ao partido de Donald Trump apoiar decisões cruciais do governo, caso sua vitória na presidência seja confirmada.
A eleição de Jim Justice na Virgínia Ocidental e de Bernie Moreno em Ohio representa a substituição de dois importantes cargos antes ocupados por democratas. Com a vitória, os republicanos terão maior autonomia para apoiar indicações de juízes conservadores e aprovar pautas de interesse do partido. Para especialistas, essa composição legislativa é significativa, especialmente no contexto de um possível segundo mandato de Trump, no qual o Senado será peça-chave na implementação de suas políticas.
Com os resultados ainda em contagem em algumas regiões, a maioria republicana na Câmara dos Deputados também pode ser ampliada, consolidando o domínio conservador no Congresso. Análises preliminares indicam que, ao menos, 220 cadeiras estarão garantidas para o partido, mas o número exato só será conhecido nos próximos dias, dada a competitividade em certos distritos.
Para o Partido Republicano, a vitória no Senado é um trunfo estratégico para os próximos anos, onde poderão atuar para promover suas políticas de segurança, economia e imigração com mais facilidade. Especialistas indicam que, embora a maioria seja apertada, ela será decisiva para as articulações políticas e legislativas de Trump no Congresso.
Foto: Fotos Públicas
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.