Barragem de Umari transborda pela terceira vez

Barragem de Umari transborda pela terceira vez

Terceiro maior reservatório do Rio Grande do Norte atinge capacidade máxima e sangra pelo segundo ano consecutivo após fortes chuvas

A Barragem de Umari, localizada no município de Upanema, no Oeste do Rio Grande do Norte, transbordou na madrugada desta segunda-feira (20.mai.2024), conforme informou Paulo Sidney, presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). Este fenômeno, conhecido como sangria, ocorreu por volta das 3h30 e marca o segundo ano consecutivo de transbordamento do reservatório.

Em 2023, a barragem sangrou pela primeira vez em 14 anos, no dia 9 de abril. Desde sua conclusão em 2022, esta é a terceira vez que a Barragem Senador Jessé Pinto Freire, nome oficial do reservatório, atinge sua capacidade máxima e verte suas águas.

O reservatório tem capacidade para armazenar até 292,8 milhões de metros cúbicos de água, ficando atrás apenas das barragens Armando Ribeiro Gonçalves (1,9 bilhão de m³) e Santa Cruz, em Apodi (482 milhões de m³). Apesar de sua grande capacidade, a água da barragem de Umari não é destinada ao abastecimento humano, sendo utilizada principalmente para a irrigação agrícola.

A água excedente da barragem segue pelo rio do Carmo, que se junta ao rio Mossoró e deságua no mar em Areia Branca. Paulo Sidney explicou que a expectativa de transbordamento era baixa este ano, mas uma forte chuva de 162,4 milímetros registrada em Campo Grande no dia anterior foi suficiente para provocar a sangria.

Segundo o boletim da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), essa chuva foi decisiva para o fenômeno. “A gente já tinha perdido um pouco da esperança que ela sangrasse esse ano, porque já havia chegado muito perto e não sangrou, mas houve uma forte chuva em Campo Grande, ontem, que provocou essa sangria”, detalhou Paulo Sidney.

Foto: Renato Medeiros/Cedida

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal