Igreja Católica propõe criação de novas dioceses no RN

Igreja Católica propõe criação de novas dioceses no RN

Projeto visa fortalecer a presença da Igreja Católica em áreas de crescimento populacional e econômico

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, propôs ao Bispo da Diocese de Mossoró, Dom Francisco Sales, uma parceria para a criação de novas dioceses no Rio Grande do Norte. A proposta inclui a designação do município de Assu como a sede da futura Diocese do Vale do Assu e da Região Salineira do Estado. O anúncio foi feito por Dom Francisco de Sales na manhã desta segunda-feira (24.jun.2024), durante a missa solene da festa de São João Batista, padroeiro de Assu.

Segundo a Arquidiocese de Natal, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a presença da Igreja Católica em áreas com crescimento populacional e desenvolvimento econômico. A nova diocese pretende atender de forma mais eficiente as necessidades espirituais e pastorais dos fiéis.

“A proposta visa atender um anseio antigo do povo de Deus dessas regiões e representa um passo significativo para o fortalecimento da missão evangelizadora da Igreja. A região do Vale do Açu e Região Salineira tem demonstrado grande dinamismo e importância estratégica para o Estado”, afirmou Dom João Cardoso.

O apoio de Dom Francisco Sales demonstra a importância da colaboração entre as dioceses, refletindo o compromisso conjunto de atender às demandas espirituais dos fiéis com estruturas mais próximas de suas realidades. A futura Diocese do Vale do Açu e da Região Salineira incluirá algumas paróquias e comunidades atualmente pertencentes à Diocese de Mossoró e à Arquidiocese de Natal, facilitando maior envolvimento da Igreja com os fiéis dessas áreas.

No último dia 8 de junho, o arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, instalou uma comissão para estudar a criação de duas novas dioceses, desmembradas da Arquidiocese de Natal. Coordenada pelo Mons. Valquimar Nogueira e composta por nove padres da Arquidiocese de Natal, a comissão agora inclui quatro presbíteros da Diocese de Mossoró. O processo de criação das novas dioceses seguirá etapas administrativas e canônicas, incluindo o estudo dos limites territoriais, estruturas eclesiais, sustentação econômica, consultas aos interessados e submissão do projeto para aprovação da Santa Sé.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal