Servidores do Ibama no RN anunciam greve por reajuste salarial e melhoria nas condições de trabalho

Servidores do Ibama no RN anunciam greve por reajuste salarial e melhoria nas condições de trabalho

Paralisação começa dia 3 e busca reestruturação das carreiras e melhores condições de trabalho

Os servidores públicos federais do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Rio Grande do Norte anunciaram que entrarão em greve a partir da próxima quarta-feira (3.jul.2024). A decisão visa reivindicar reajuste salarial, melhorias nas condições de trabalho e a reestruturação das carreiras da categoria.

A Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente do Estado (Ascema/RN) comunicou que a greve será conjunta com os servidores do Instituto Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do Ibama de outros 20 estados e do Distrito Federal. Durante a paralisação, atividades consideradas essenciais serão mantidas.

De acordo com a Ascema/RN, a greve foi decidida em uma assembleia realizada no último dia 28 de junho, representando o último recurso após várias tentativas de negociação. “Essa decisão pela greve é o último recurso dos servidores públicos após as inúmeras tratativas de reajuste salarial, melhoria nas condições de trabalho e reestruturação das carreiras dos servidores”, afirmou a entidade em nota.

Um ofício conjunto foi encaminhado à Ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, pela Condesef e Fenadsef, destacando que um dos fatores para a greve foi a negativa do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) em discutir a contraproposta dos servidores. O documento foi enviado no dia 9 de maio, e após diversas assembleias, a decisão final foi pela paralisação.

Para garantir a proteção ambiental, a categoria definiu que algumas atividades essenciais serão mantidas durante a greve. Entre essas atividades estão o atendimento a emergências ambientais, a manutenção de 10% dos servidores para questões de licenciamento ambiental e o atendimento integral a operações de resgate de fauna.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal