Bandeira vermelha: segundo bolsonaristas, Dilma é a culpada pelo aumento na taxa extra da conta de luz

Thiago Martins

Na coluna de Thiago Martins: Dilma Rousseff é a culpada pelo aumento na bandeira vermelha, que entra hoje em vigor no Brasil, de acordo com bolsonaristas.

Mesmo não sendo mais presidente do Brasil, Dilma Rousseff é a culpada pelo aumento na bandeira vermelha da conta de luz, aprovado recentemente e que já entra em vigor hoje. “Escolhas erradas” da época em que ela presidia o país fazem com que tenhamos que pagar os altos valores da energia hoje, justificam blogueiros governistas, em repetidas matérias nas quais tentam livrar a imagem do governo Bolsonaro da culpa pelo aumento.

Aliás

A narrativa é quase a mesma quando o assunto é o absurdo e exorbitante preço dos combustíveis. Neste caso, a culpa recai sobre os governadores e os impostos estaduais.

É fato

Ninguém gosta de pagar impostos, e há uma alta carga. Mas a ridícula política de preços associada ao dólar não tem qualquer cabimento. Em Natal, o litro da gasolina custa R$ 6,29.

De toda forma

Retirando todos os impostos (inclusive os estaduais), a política de preços tende a deixar os combustíveis caros. Mas a culpa não é do presidente, ‘taoquei’?!

Orar é essencial em Mossoró…

Li no bem informado Blog do amigo Saulo Valle, de Mossoró, que a Câmara Municipal da capital do oeste aprovou, na terça-feira (29), o Projeto de Lei 54/2021, de autoria do vereador Lamarque Oliveira (PSC), que estabelece igrejas, templos e cultos de qualquer denominação religiosa como atividade de caráter essencial em períodos de calamidade pública na cidade.

… E também em Natal

Tivemos lei semelhante em Natal, apresentada logo no início da atual legislatura, pela vereadora Camila Araújo (PSD), nome que tem se destacado entre os parlamentares da capital. A matéria foi aprovada no dia 25 de fevereiro.

… Na verdade, em todo RN

O estado também tem lei que considera as igrejas como atividade essencial, devendo os templos permanecerem abertos. Coube ao deputado Albert Dickson apresentar o projeto, também aprovado e já sancionado, até mesmo com direto a outdoor. Não são só seus vídeos indicando remédios sem comprovação contra Covid-19 que o marido da deputada federal Carla Dickson divulga! Que bom!

No aquecimento

Quem começa a se destacar, especialmente pelas críticas feitas ao Governo do Estado, é o prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César (PSD). O gestor tem feito uma administração excelente no município, e é também o primeiro vice-presidente da FEMURN. Eleito inicialmente para um mandato “tampão” de um ano, em dezembro de 2019, Júlio não pretendia nem mesmo ir para a reeleição, em novembro de 2020. Mas, a boa administração lhe rendeu tanta aceitação, que foi reeleito com 81,40% no ano passado.

Por que não?

Para quem não pretendia nem ser candidato a reeleição, Júlio tem conquistado grandes feitos – com o mérito de sua boa administração, que fique registrado – e muita articulação política, como na ocasião em que fez questão de ser 1º vice-presidente da FEMURN, ou inviabilizaria a chapa. Por que, então, não concorrer ao governo no próximo ano? Terá o recall de uma boa administração, de ter sido gestor de uma cidade grande, e a vaga que o grupo opositor a Fátima tanto precisa, mas que está difícil de decolar.

Até lá…

O grupo de oposição ao governo estadual segue tampando o sol com a peneira na definição do nome. A determinação da vez é afirmar Rogério Marinho como candidato a governo, defesa que tem sido feita pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), como na entrevista de ontem a rádio 97 FM, quando considerou que foi tirado do contexto na possibilidade de apoiar Fátima (PT), declaração dada ao programa “12 em Ponto 98”, da rádio 98 FM.

Foto: Isac Nóbrega/PR

Sobre Thiago Martins, colunista do Por Dentro do RN

Thiago Martins

Thiago Martins tem 28 anos, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuante do jornalismo político no Estado. Apesar de sua maior dedicação ser na área de Assessoria de Comunicação, observa e acompanha as principais ações políticas do Rio Grande do Norte, do Brasil, e do mundo, e escreve nesta coluna a respeito do tema. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.

Gostou do texto? Siga-me em minhas redes sociais.
Para mais textos meus, clique aqui.

Instagram:@thiagolmmartins
Tem alguma pauta interessante pra mandar? Envie para:[email protected]

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar