Ministro da Defesa e presidente da Câmara negam ameaça às eleições

Braga Netto ameaça às eleições

O ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), negaram suposta ameaça às eleições de 2022 caso a PEC do voto impresso não seja aprovada pelos parlamentares. A negativa ao suposto episódio ocorreu nesta quinta-feira (22). A informação de que eles teriam discutido surgiu em uma matéria do jornal O Estado de São Paulo.

Arthur Lira
Foto: Marcos Corrêa/PR

Na matéria publicada pelo jornal, há o relato de que interlocutores de Braga Netto teriam dito ao presidente da Câmara que só ocorreriam eleições em 2022 caso tivesse o “voto impresso”, ameaça que, segundo o jornal, teria o apoio dos comandantes das Forças Armadas. Não houve a citação de quem teria sido o interlocutor que repassou as ameaças. A proposta do voto impresso está em análise na Câmara dos Deputados.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, falou sobre o tema nas suas redes sociais: “Conversei com o Ministro da Defesa e com o Presidente da Câmara e ambos desmentiram, enfaticamente, qualquer episódio de ameaça às eleições. Temos uma Constituição em vigor, instituições funcionando, imprensa livre e sociedade consciente e mobilizada em favor da democracia”, disse Barroso no Twitter.

Braga Netto
Foto: Marcos Corrêa/PR

Arthur Lira, também através das redes sociais, negou qualquer ameaça. “A despeito do que sai ou não na imprensa, o fato é: o brasileiro quer vacina, quer trabalho e vai julgar seus representantes em outubro do ano que vem através do voto popular, secreto e soberano. As últimas decisões do governo foram pelo reconhecimento da política e da articulação como único meio de fazer o País avançar”, disse o deputado.

O ministro da defesa, Braga Netto, foi ainda mais enfático, e publicou uma nota, na qual afirma que estão “tentando criar uma narrativa de ameaças”.

Confira a nota na íntegra:

Em relação à matéria publicada em veículo de imprensa, no dia de hoje, que atribui a mim mensagens tentando criar uma narrativa sobre ameaças feitas por interlocutores a Presidente de outro Poder, o Ministro da Defesa informa que não se comunica com os Presidentes dos Poderes, por meio de interlocutores.

Trata-se de mais uma desinformação que gera instabilidade entre os Poderes da República, em um momento que exige a união nacional.

O Ministério da Defesa reitera que as Forças Armadas atuam e sempre atuarão dentro dos limites previstos na Constituição. A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são instituições nacionais, regulares e permanentes, comprometidas com a sociedade, com a estabilidade institucional do País e com a manutenção da democracia e da liberdade do povo brasileiro.

Acredito que todo cidadão deseja a maior transparência e legitimidade no processo de escolha de seus representantes no Executivo e no Legislativo em todas as instâncias.

A discussão sobre o voto eletrônico auditável por meio de comprovante impresso é legítima, defendida pelo Governo Federal, e está sendo analisada pelo Parlamento brasileiro, a quem compete decidir sobre o tema.

Walter Souza Braga Netto
Ministro de Estado da Defesa

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar