Alexandre de Moraes dá 48 horas para CPI explicar quebras de sigilo contra Bolsonaro

Alexandre de Moraes dá 48 horas para CPI explicar quebras de sigilo contra Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deu um prazo de 48 horas para que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado explique quebras de sigilo aprovadas pelo colegiado contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A comissão aprovou o requerimento que tratava das quebras de sigilo de dados relativos às redes sociais do presidente no dia 26 de outubro, mesma data em que foi aprovado o relatório final da CPI que pediu o indiciamento de Bolsonaro.

O presidente acionou o STF contra a quebra dos sigilos do conjunto dos dados de Bolsonaro no Facebook, Twitter e Google, plataforma responsável pelo YouTube. A solicitação foi feita pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que argumentou que Bolsonaro segue uma “política de desinformação” sobre a covid-19 e citou uma live em que Bolsonaro fez associações falsas entre a vacina contra o coronavírus e a Aids.

O mesmo requerimento pedia que os dados fossem enviados à Procuradoria-Geral da União (PGR), encarregada de investigar as informações fornecidas pela CPI, e que Bolsonaro tivesse seu acesso suspenso às contas nessas redes sociais. No dia seguinte (27), a Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com um mandado de segurança no STF questionando a legalidade da quebra de sigilo e tentando, preventivamente, evitar que Bolsonaro tivesse seu acesso suspenso às redes.

Agora, o ministro Alexandre de Moraes dá seguimento ao processo. Ele pede que a CPI se manifeste em 48 horas sobre as razões que a motivaram aprovar a quebra de sigilo das redes do presidente da República.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar