A mágica história do Pequeno Príncipe, por Alexandre Vitor

A mágica história do Pequeno Príncipe, por Alexandre Vitor

Por Alexandre Vitor
Para o Por Dentro do RN

“Os homens não têm tempo de conhecer nada. Compram coisas já prontas nos mercados. Mas como não existe um mercado de amigos, os homens não têm mais amigos”.

Com esta frase marcante, hoje falaremos sobre a fábula “O Pequeno Príncipe”, escrita por Antoine de Saint Exupery. A história é uma das mais conhecidas e amadas no mundo. Nela, conhecemos um garotinho curioso e ingênuo que vive no pequeno asteroide B612, no qual leva uma vida tranquila com sua pequena rosa.

Certo dia, ele decide fazer uma jornada por outros planetas e, durante a viagem, ele conhece muitas pessoas e seres animados, com quem passa a trocar ideia. Chegando à Terra, o menininho encontra um azarado aviador que está perdido no deserto do Saara (na verdade, um alter ego do autor), e começa a lhe contar sobre suas grandes aventuras.

Apesar do teor infantil da obra, o livro também foi escrito para adultos, talvez principalmente para eles, uma vez que retrata lições e ensinamentos importantes que, por sua sutileza, só são compreendidos pela galera mais madura. Mesmo sendo uma obra dos anos 40, as lições permanecem atuais.

Por ser uma obra de aparência simples, sem grandes detalhes no enredo, o autor criou um universo que nos diverte e adverte com sensibilidade e delicadeza, tocando o coração dos leitores dos 8 aos 80 anos, coisa bem difícil de conseguir. Infelizmente, por preconceito e achar que se trata de um livro bobo, alguns deixam de lê-lo e se privam de uma obra memorável.

O livro é muito bem escrito, organizado e, claro, acima de tudo, é uma obra leve e fácil até para as crianças menores. O sucesso é tão grande que todo mundo, mesmo quem não o leu, sabe citar alguma frase conhecida. O livreto já rendeu inúmeros filhotes, como musicais, peças de teatro e filme. Sobre o filme, vale uma pequena análise: ele foi um lançamento de 2015, de mesmo nome, porém a licença poética empregada foi longe demais.

Há a introdução de personagens inexistentes, a adaptação não é fiel, criando até mesmo uma história paralela para complementar a original. Pelo menos para mim, um humilde e voraz leitor adolescente, não funcionou. Mas tem uma coisa que se salva: a bela música de Lily Allen, “Somewhere only we know”. Procure o clipe com a tradução no YouTube, vale a pena assistir.

“se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz”

Bom, por hoje ficamos por aqui. Um bom final de semana para os amigos do Papiro e do Por dentro do RN.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sobre Alexandre Vitor, colunista do portal Por Dentro do RN

Coluna de Alexandre Vitor no Por Dentro do RN

Alexandre Vitor tem 14 anos e prefere ser chamado de Vitor; é um escritor iniciante e tem um conto publicado no Wattpad. Além disso, o autor tem como hobbies a leitura, a cozinha e a prática de esportes. Desde pequeno, Alexandre Vitor se interessa por literatura. Aos 11 anos, decidiu que queria ser escritor e até já tinha vários manuscritos, mas nunca colocou nada adiante.
O jovem articulista da coluna O Papiro é Louco, aqui no Por Dentro do RNconsidera-se um leitor eclético, ou seja, aberto a quase todos os temas, mas confessa que fantasia e aventura são seus gêneros favoritos. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar