A dimensão do tamanho das nossas saudades, por Ana Beatriz Amorim

A dimensão do tamanho das nossas saudades, por Ana Beatriz Amorim

Por Ana Beatriz Amorim
Para o Por Dentro do RN

Faz um tempo que não escrevo nada por aqui, e esse não é um texto explicando ou pedindo desculpas, tampouco perguntando “o que vocês querem ver aqui?” (mas se quiser dizer, pode, rs). Momentos assim acontecem, geralmente, quando eu estou trabalhando demais ou com alguma questão emocional que pede recolhimento. Agora que estou com o fluxo um pouco mais leve e com bom estado de espírito – me causou estranheza ficar “longe” daqui.

Se está tudo bem, gosto de falar, escrever, dividir, conversar, compartilhar. Às vezes, tento organizar os posts que quero fazer por aqui. Escrevo um, dois, penso nas fotos para acompanhar. Até posto o primeiro, só para ver que o segundo ficou na gaveta e o terceiro também. Não adianta: só posto quando vem uma vontade mais forte.

Fico pensando que poderia ser mais organizada, ter uma agenda, mais frequência. Mais pela vontade de dividir um monte de coisa que penso, leio, vejo mesmo. Mas tem algo na minha relação com a Internet que tá muito ligado a como estou me sentindo. E há momentos em que quero dividir; em outros, fico mais na minha, olhando para dentro.

Nesses últimos meses, parei um pouco para cuidar de mim. Foi importante. Não sei quando a gente se perdeu da gente para tratar auto cuidado/descanso como algo de luxo, ou algo que fazemos uma vez por ano nas férias. Precisamos reconfigurar esse pensamento para ontem.

Voltar a participar dos cafés/almoços/jantares especiais na casa de amigos. Frequentar jogos no estádio e ir a alguns eventos culturais e esportivos que sempre gostei sem tanto medo. Ver pessoalmente os filhos dos amigos que nasceram durante a pandemia. Ir a um show, mas não qualquer show. Retornei em grande estilo, ainda no mês de abril, apreciando no teatro a bela apresentação de Roberta Sá, uma artista potiguar que, quem me conhece bem, sabe que sou fã.

O ingresso para o show foi presente de uma amiga bem especial. Obrigada, Roberta Sá e Samara Líbano, pela catarse coletiva; e por terem cantado e dedilhado tão divinamente a canção “Aperto de Saudade”, que eu ouvia inúmeras vezes na voz de Clara Nunes ainda na companhia de minha mãe.

Deixei vir um choro de muito tempo de privações e perdas; um choro de alegria também por continuar aqui. E poder ver arte e música. De sentir a vibração de um teatro inteiro cantando junto várias músicas que marcaram fases de minha vida e remetem a maravilhosas memórias afetivas. 

Precisamos lembrar de viver bem e viver muito, todos os dias. Não pudemos fazer isso por dois anos. Vivemos um trauma coletivo. E não somos bons em olhar para as feridas. O confinamento não foi só físico, foi também mental. A pandemia foi me tirando vontades, inclusive de coisas que sempre me fizeram bem. 

Achei que estava distante de muitos dos meus amigos e que o tempo tinha esgarçado um pouco as relações. Mas é só estar junto que lembro que eles também são casa. Que bom que chegamos a esse novo momento, agora protegidos por doses de vacina e de esperança.

Eu estava com muita saudade de lembrar de quem eu sou e do que gosto. Parece que estou voltando para mim.

Ao sentar para produzir esse texto, me peguei escutando o que considero um hino da pandemia que sempre ouvia em casa: “erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé, manda essa tristeza embora / basta acreditar que um novo dia vai raiar / sua hora vai chegar”. É, parece que está raiando.

Aproveito para perguntar: o que você fez recentemente que te deu dimensão do tamanho das saudades que você carregou nesses últimos meses?

Foto: Ilustração/Liidy Souza

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sobre Ana Beatriz Amorim, colunista do portal Por Dentro do RN

Ana Beatriz Amorim coluna Por Dentro do RN

Ana Beatriz Amorim tem 35 anos, é jornalista e designer gráfica formada pela UnP. Também é fotógrafa, licenciada em Artes Visuais pela UFRN e especialista em Assessoria de Comunicação. Adepta da teoria do faça uma coisa de cada vez e seja múltipla, escreve a respeito do cotidiano, artes, cultura e esporte.

É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar