Agosto dourado: obstetra esclarece benefícios físicos e mentais da amamentação para a mulher

Image

Durante o mês de agosto, a campanha Agosto Dourado desenvolve ações voltadas ao incentivo à amamentação

Quando se fala do aleitamento materno, é comum serem listadas as diversas vantagens oferecidas aos bebês. Mas o ato de amamentar também favorece a saúde da mulher em termos físicos e mentais – e esta informação precisa ser disseminada. Pensando nisto, a Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, sigla em inglês), celebra a 31ª Semana Mundial de Aleitamento Materno em 2022, que ocorre entre 1º e 7 de agosto, com o lema: “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”. A semana introduz a campanha Agosto Dourado, que dedica o mês à conscientização da importância do contato entre mãe e filho.

Sobre a influência direta no corpo da mulher, Kátia Cristina, médica ginecologista-obstetra, explica que a amamentação imediata após o nascimento estimula o útero a voltar ao tamanho normal, além disso, o sangramento pós-parto é diminuído — com isso, reduz a chance da mãe ter anemia. “Também é provado que ao longo da amamentação as mulheres que o fazem por mais tempo tem menor tendência a ter câncer de ovário e/ou de mama”, acrescenta a médica, membro da comissão de Pré-natal, Abortamento, Parto, Puerpério e Aleitamento da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN (Sogorn).

Junto a estes fatores, até mesmo o sono e a redução das medidas são beneficiados. “A amamentação ajuda na perda de peso, pois faz com que a mulher consuma uma média de 800 a 900 calorias por dia”, afirma. E, normalmente, as mães que amamentam tem um sono de melhor qualidade, mesmo levantando várias vezes para amamentar, conseguem uma maior liberação de serotonina — o chamado hormônio da felicidade”, esclarece.

Acerca dos cuidados que se deve ter para um aleitamento seguro e mais tranquilo, Kátia salienta que o acompanhamento adequado e as informações necessárias desde o pré-natal ajudam no processo do enfrentamento às dificuldades do aleitamento materno. “Só há vantagens na amamentação e as dificuldades podem ser resolvidas e até evitadas com a ajuda do obstetra e pediatra. Na primeira consulta, costumo orientar quanto à preparação das mamas, como tomar banho de sol e não hidratar os mamilos com cremes para não desenvolver nenhuma fissura, são algumas precauções que devem ser tomadas”, afirma a obstetra.

Leite materno é mais nutritivo para o bebê

Amamentar exige desafios, mas o leite materno é um alimento natural, de baixo custo, acessível, além de estimular a cognição do bebê e deve acontecer sob livre demanda,ou seja, quando a criança sente fome. Thais Araújo, professora do curso de Nutrição da Estácio, destaca que a alimentação da mãe influencia diretamente na nutrição do leite que produz e, consequentemente, na saúde do bebê.

“Por isso, desde a gestação, a mãe deve procurar ajuda de um profissional para a escolha de uma dieta rica em alimentos que vão contribuir para sua nutrição e ajudar inclusive no desenvolvimento cognitivo do bebê. Frutas, verduras, peixes, ovos, algas, oleaginosas e nutrientes considerados essenciais como vitamina D, magnésio, inositol, colina, ácido fólico, vitaminas do complexo B precisam se ajustados para o binômio mãe/bebê”, explica a nutricionista.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês