Estamos de volta!, por Thiago Martins

Estamos de volta!

Por Thiago Martins
Para o Por Dentro do RN

Após um período ausente neste espaço na nossa coluna, estamos de volta. A correria do dia a dia aliada a tantas outras coisas impediu as atualizações constantes. Mas, é necessário dobrar o tempo e voltar à escrita sobre tanta importância da nossa atualidade. Vamos a elas?

Que saudade!

E por falar em saudade… quem estava mesmo era a governadora Fátima Bezerra (PT), que sentia falta de ser recebida pelos aliados nos gabinetes do Palácio do Planalto. A foto sorridente ao lado do ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, o ex-governador do Amapá, Waldez Góes, deixa explícito a felicidade da governadora em uma pauta administrativa.

Carranca

Não que Fátima e outros governadores de oposição ao antigo governo não tivessem ido – quando necessário, extremamente necessário – tratar algo no Planalto. Mas o clima era outro. Bastante diferente. O café era amargo.

União

Fátima foi a primeira chefe de Executivo estadual a ser recebida por Waldez Góes, nome emblemático. Havia sido o único governador eleito pelo PDT de Ciro Gomes em 2018, e assumiu o ministério através de um acordo de Lula com Davi Alcolumbre (União Brasil), fazendo parte da cota do “44”.

Coincidência

A ida de Fátima a pasta comandada por Waldez também chama a atenção: Ministério do Desenvolvimento Regional. O setor foi comandado recentemente por Rogério Marinho, senador eleito pelo RN, opositor à governadora. Inviável de se pensar num encontro tão amistoso entre eles, estando ele ainda ministro.

Lagoa nova, novos ares

Direto de Lagoa Nova, lá no Seridó, o prefeito Luciano Santos assumirá o comando da Federação dos Municípios do RN – Femurn, disputando em chapa única a diretoria da mesma. Quem sabe seja o começo de uma gestão que volte a atuar pela causa municipalista, deixada de lado ao longo da última administração, em prol da babação política.

Asa delta

O consenso em torno do nome do prefeito Luciano causou discórdia dentro do MDB, partido do vice-governador Walter Alves. Isso por que um outro prefeito filiado a sigla também pleiteava a indicação. Tratava-se de Rivelino Câmara, de Patu – cidade da Serra do Lima, referência na prática de asa delta no RN. Ele, inclusive, já concorreu a presidência da Femurn em 2016, perdendo para Benes Leocádio – hoje deputado federal.

Voo livre

Buscando protagonismo a nível estadual no quesito “municipalismo”, Rivelino tentou ressuscitar a AMORN – Associação dos Municípios do Oeste do RN, sem sucesso. Posteriormente, ajudou a criar e preside a Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (AMOP).

Santuário

Um dos maiores destaques de Rivelino, no entanto, é pelos gritos que ele deu ao ex-aliado, Carlos Eduardo (PDT), na campanha do ano passado, quando o cerimonial da governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou o nome do então candidato ao senado junto ao grupo político que estava na cidade. O prefeito se revoltou, e proibiu anunciarem a presença de Carlos lá.

Foto: Cottonbro studio/Pexels

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

thiago martins

Sobre Thiago Martins, colunista do Por Dentro do RN

Thiago Martins tem 30 anos, é jornalista formado pela UFRN e atua do jornalismo político no Estado. Apesar de sua maior dedicação ser na área de Assessoria de Comunicação, observa e acompanha as principais ações políticas do Rio Grande do Norte, do Brasil, e do mundo, e escreve nesta coluna a respeito do tema. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar