Caern afirma que, sem renovação da água, ela pode escurecer ainda mais
A água do “buraco azul” em Parnamirim mudou de cor para verde após a contaminação por bactérias. Antes, o lago que atraía visitantes no bairro de Nova Esperança, formado durante as escavações da Estação Elevatória de Esgotos, era de cor azul-turquesa.
Devido ao uso excessivo sem renovação da água, houve o acúmulo de matéria orgânica no local, resultando na proliferação de bactérias e na mudança de cor. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) afirma que, sem renovação da água, ela pode escurecer ainda mais, chegando à cor preta.
A companhia apontou a falta de higiene dos banhistas como causa da contaminação, incluindo a prática de defecar e urinar na água. Segundo a prefeitura de Parnamirim, a cor turquesa só será restaurada após a implementação de um projeto de descarte adequado da água contaminada
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) coletou amostras da água e descobriu que, embora a parte físico-química não esteja contaminada, a água foi infectada bacteriologicamente devido ao uso inadequado das pessoas.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.