Prefeitura de Parnamirim decide aterrar o ‘Buraco Azul’

Prefeitura de Parnamirim decide aterrar o 'Buraco Azul'

O aterramento ocorreu nesta terça-feira (14) e foi sugestão de especialistas

A Prefeitura de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, decidiu aterrar o “Buraco Azul”, aquífero que surgiu após obras de saneamento no bairro de Nova Esperança, para evitar a poluição do lençol freático da região. No entanto, a administração municipal não descarta a possibilidade de criar um parque público na área no futuro.

A decisão de fechar o buraco foi tomada após o uso descontrolado por moradores e curiosos, que começaram a usar o local como um balneário – inclusive, fazendo com o que a água mudasse de cor, ficando verde. O aterramento ocorreu nesta terça-feira (14.fev.2023)

A questão foi discutida em uma audiência pública na Câmara Municipal de Parnamirim no dia 13 de fevereiro, onde especialistas em geologia, hidrogeologia e engenharia civil esclareceram dúvidas sobre o assunto. Também foram discutidas questões relacionadas à coloração da água.

Durante a audiência, os especialistas em hidrologia sugeriram que o local poderia ser escavado no futuro para a construção de um lago artificial. Os professores do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) afirmaram que o aterramento garantiria a segurança do lençol freático.

Representantes da prefeitura de Parnamirim acataram as sugestões técnicas e decidiram aterrar o “Buraco Azul”. A decisão foi tomada em conjunto, considerando os posicionamentos da Caern, Igarn, setor de Geologia da UFRN, Idema e demais órgãos. De acordo com os órgãos com expertise para a análise da água e do solo, a água apresentou contaminação considerável após mudar de cor de azul para verde e ser analisada em laboratório, o que colocou em risco a integridade do lençol freático.

Além das questões ambientais, a área é um canteiro de obras e o acesso não é permitido, nem o banho na d’água. Apesar dos constantes avisos e do isolamento da área, alguns curiosos ainda insistiam em entrar no local, o que é considerado um risco. O aterramento também garantirá a integridade da Avenida João Paulo II, que fica ao lado do local.

A prefeitura de Parnamirim decidiu aterrar o buraco para evitar problemas maiores, mas, segundo a prefeitura, o planejamento para a implantação de uma área turística continuará normalmente.

Foto: Jaqueilton Gomes/Novo Notícias

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal