Reunião entre entidades discutiu soluções para os problemas enfrentados pelo setor
Na tarde desta quinta-feira (23.mar.2023), uma reunião entre a Frente Parlamentar do Turismo e representantes de entidades locais e nacionais da área discutiu soluções para os problemas enfrentados pelo setor desde o início da onda de ataques criminosos no Rio Grande do Norte, em 14 de março.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Abdon Gosson, presente no encontro, apresentou um resumo alarmante: “Apenas na hotelaria, já houve uma perda de 45% a 50% em termos de cancelamentos. E, para as reservas futuras, já se percebe uma parada significativa“, disse ele.
O objetivo do encontro foi discutir soluções para mudar a imagem negativa do RN após o aumento exponencial da violência no estado nas últimas semanas. “O turismo é a indústria mais importante do Rio Grande do Norte, a maior geradora de emprego; mas não combina com violência. Então, precisamos resolver essa questão imediatamente, para que o setor retome o crescimento que vinha registrando“, acrescentou Abdon Gosson.
Três ações foram estabelecidas: o corredor turístico precisa de um tratamento diferenciado e mais protegido, é necessário investir em publicidade e realizar um retrabalho em termos de comunicação e confiança, para que o Rio Grande do Norte volte a ser um destino desejado por todos.
“A reunião foi bastante produtiva, e saímos daqui com várias sugestões. Eu serei o interlocutor entre o trade turístico e o Governo do Estado, a Secretaria de Turismo e a Emprotur. Precisaremos fazer um novo planejamento de marketing, para que possamos reconstruir a imagem do RN“, destacou o deputado Luiz Eduardo, presidente da Frente Parlamentar de Turismo da Assembleia Legislativa.
O parlamentar ressaltou também que irá a Brasília no próximo domingo (25.mar), para tentar sensibilizar o Ministério do Turismo a enviar recursos financeiros à Secretaria de Turismo do Estado e à Emprotur.
Foto: João Gilberto/ALRN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.