Entidades do comércio e indústria do RN buscam na justiça impedir aumento do ICMS

Entidades do comércio e indústria do RN buscam na justiça impedir aumento do ICMS

Aumento do imposto passou a vigorar neste sábado (1° de abril)

Entidades representantes da classe produtiva do Rio Grande do Norte entraram com um pedido de liminar para derrubar o reajuste do ICMS, que entrou em vigor neste sábado (1°.abr.2023). As entidades pedem que seja declarada e reconhecida a inconstitucionalidade e ilegalidade da produção de efeitos da Lei Estadual nº 11.314, de 23 de dezembro de 2022, que elevou a alíquota modal do imposto de 18% para 20%, mesmo após implementada a compensação prevista no parágrafo único, do art. 2º, da mencionada lei. Além disso, elas solicitam que sejam declarados nulos eventuais lançamentos do ICMS realizados com a alíquota modal alterada.

As entidades que representam o comércio argumentam que o aumento da alíquota modal do ICMS fará com que o RN perca competitividade em relação aos estados vizinhos da Paraíba, Ceará e Pernambuco, já que nenhum desses estados aumentará o tributo em 2023. Segundo as entidades, a medida prejudicará o setor produtivo, que enfrenta dificuldades para se recuperar dos efeitos da pandemia de Covid-19.

A ação foi assinada por várias entidades, incluindo Fecomercio/RN, Faern, Sindilojas RN, Sindilojas Mossoró, CDL Mossoró, Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim, AVICEN e CDL Natal. A única das principais entidades produtivas que não assinou a ação foi a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern).

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal