ONGs pedem investigação urgente da ONU sobre presídios no RN

ONGs pedem investigação urgente da ONU sobre presídios no RN

O pedido de investigação foi motivado pelo relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e a organização não governamental Conectas Direitos Humanos protocolaram, nesta quinta-feira (20.abr.2023) um apelo urgente na Organização das Nações Unidas (ONU) solicitando uma investigação sobre as condições do sistema carcerário no estado do Rio Grande do Norte. O documento pede à ONU que investigue e exija medidas imediatas das autoridades brasileiras em relação às práticas de tortura e outros tratamentos desumanos que violam as normas internacionais de direitos humanos.

O pedido de investigação foi motivado pelo relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, que inspecionou os estabelecimentos penais do Rio Grande do Norte em novembro de 2022 e identificou o que foi denominado como “grave quadro de crise humanitária a que estão sujeitas as pessoas privadas de liberdade no estado“. O relatório apontou tortura, comida estragada e contaminação proposital nos presídios do estado.

As organizações também pedem que a ONU solicite ao governo do Rio Grande do Norte e ao governo federal informações sobre a realidade do sistema prisional do estado desde 2017, considerando os ataques iniciados em todo o estado em março de 2023 e sua relação com as violações crônicas de direitos humanos nos estabelecimentos prisionais norte-rio-grandenses. As organizações também pedem a adoção de políticas desencarceradoras para reduzir a superpopulação no sistema prisional e a criação e implementação do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, entre outras medidas.

Foto: Acervo do MNPCT 2022

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar