Planetário Móvel proporciona experiência imersiva para estudantes em escola potiguar

Planetário Móvel proporciona experiência imersiva para estudantes em escola potiguar

A forma imersiva de ensinar conteúdos envolvendo o universo é eficaz para despertar a curiosidade e interesse dos estudantes

Com o intuito de tornar a complexidade do universo palpável para os estudantes, o Colégio Nossa Senhora das Neves apostou em uma experiência imersiva. Disponível para crianças do Nível IV até o 7º ano, o Urânia Planetário Móvel é um domo com aproximadamente 7 metros de diâmetro que conta com uma projeção 360º em seu interior, o que proporciona uma referência visual de como é o universo.

O espaço tem sido motivo de fascinação e curiosidade entre os estudantes. O objetivo da iniciativa é enriquecer o aprendizado dos alunos de uma forma lúdica e interativa, proporcionando uma oportunidade única para que eles possam aprender sobre o universo e o espaço de uma maneira diferente.

Para o educador Gille Rezende, coordenador dos anos finais do Ensino Fundamental do Neves, a novidade está sendo um ótimo jeito de difundir a ciência astronômica entre as crianças, aguçando a curiosidade e incentivando o interesse dos alunos na área. “Os estudantes criaram muita expectativa e se animaram quando falamos da vinda do planetário. Em geral, eles ficam admirados com a experiência, e comentam que se impressionam com o que é visto, o que os faz querer pesquisar e conhecer mais sobre”, conta.

Uma das crianças que adorou aprender nesse formato 100% imersivo foi a aluna Maria Luiza Santos, do 6º ano. “Eu gostei muito de ver os planetas e o sistema solar. Eles também mostraram como o telescópio foi criado e como através dele conseguimos ver os astros”, relata a estudante.

‌No planetário, discussões sobre conceitos complexos de Física, Ciências e Geografia surgem de forma natural entre professores e alunos, o que dá aos estudantes poder e autonomia sobre o próprio processo de aprendizagem. “É gratificante ver todos aprendendo enquanto testemunham uma viagem intergaláctica acontecendo”, conclui o coordenador.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês