Estudos apontam benefícios da presença dos pais no processo educacional dos filhos

Estudos apontam benefícios da presença dos pais no processo educacional dos filhos

Censo do PISA e psicóloga potiguar mostram que quando os tutores se envolvem no ambiente escolar, o desempenho das crianças é afetado positivamente

Segundo dados divulgados pelo último censo do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), no Brasil, apenas 50,2% dos estudantes dizem que os pais se interessam pelas atividades escolares. Ao olhar mais de perto e comparar o desempenho dos alunos analisados, o estudo ainda constatou que aqueles com pais presentes na vida escolar tinham melhor desempenho em sala de aula e notas mais altas.

Esse levantamento de dados só confirma o que profissionais da pedagogia já falavam há muito tempo: a presença dos pais na escola é um fator determinante para o sucesso educacional dos filhos. Por isso, em Natal, o Colégio Nossa Senhora das Neves incentiva ao máximo os tutores a se manterem em contato com a equipe pedagógica e o ambiente escolar.

Ao contrário do que muitos acham, esse envolvimento é importante durante toda caminhada escolar, não apenas durante a infância. “Assim como a família acompanha as transformações dos adolescentes em casa, fez-se necessário acompanhar também no espaço escolar. Esse envolvimento significa demonstrar a importância que esse espaço tem para o desenvolvimento intelectual e socioemocional dos seus filhos. Além disso, a presença da família no ambiente escolar pode ajudar os pais a entenderem melhor as necessidades do adolescente e apoiá-los em questões emocionais e comportamentais”, explica Sheila Salustino, psicóloga escolar no Colégio das Neves.

Os pais podem desempenhar um papel importante no apoio aos filhos para que eles se tornem alunos bem-sucedidos. Eles podem ajudar com a lição de casa, ler e conversar sobre o que os filhos estão aprendendo na escola e se envolver em atividades extracurriculares. Essas ações simples, mas importantes, demonstram aos filhos que a aprendizagem é importante e que os pais valorizam a educação.

Quem sente os benefícios desse envolvimento na própria família é a potiguar Deborah Oliveira, que adapta toda rotina para incluir o Neves na agenda e se fazer presente na rotina escolar dos três filhos. “Demonstrar interesse na vida escolar dos meus filhos com certeza os deixa mais motivados. Se interessar pelo dia a dia das crianças faz com que elas se sintam importantes, amadas e cuidadas”, conta Deborah.

Por ter estudado na mesma escola, a mãe da Helena, do Lucas e da Maria conta que se envolver nos eventos, ir para as festinhas e conversar com os professores das crianças se torna ainda mais especial. “Como ex-aluna, consigo reviver com eles a expectativa que tinha quando estudante. As festividades na escola são momentos muito especiais em que posso compartilhar com meus filhos a dedicação que eles tiveram em preparar cada momento”.

O desenvolvimento exemplar das três crianças de Deborah só reforça as falas da psicóloga Sheila, que garante que as trocas entre pais e professores facilitam muito o processo de aprendizagem dos pequenos. “Os pais podem fornecer informações valiosas aos professores sobre as necessidades e habilidades de seus filhos. Isso ajuda os professores a adaptarem seu ensino para atender às necessidades específicas dos alunos e ajudá-los a alcançar seu potencial máximo”, conclui a profissional.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês