Câmara de Natal pede investigação ao MP sobre gabarito de concurso público

Câmara de Natal pede investigação ao MP sobre gabarito de concurso público

A FUNCERN é a responsável pela organização do certame

A Câmara Municipal de Natal (CMNat) emitiu uma nota, nesta segunda-feira (19.jun.2023), solicitando a intervenção do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para investigar uma situação controversa relacionada ao gabarito de uma prova do concurso público realizado no último domingo (18.jun).

Candidatos levantaram questionamentos sobre as respostas do cargo 7, em que todas as questões de “conhecimentos específicos” para o cargo de Assistente Geral – Assistente Legislativo foram preenchidas com a letra A.

O concurso atraiu 6.971 inscritos para 46 vagas imediatas, além de cadastro reserva, nos cargos de Técnico Legislativo e Assistente Legislativo, abrangendo diversas especialidades e exigindo níveis médio e superior. Os salários oferecidos variam de R$ 1.916,15 a R$ 2.949,80.

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) é a responsável pela organização do certame.

A Câmara Municipal afirma que busca esclarecimentos sobre o gabarito do concurso, visando garantir a lisura e a transparência do processo seletivo. O MPRN será acionado para investigar a situação e verificar se houve algum tipo de irregularidade no preenchimento das respostas. Os candidatos aguardam por um posicionamento oficial sobre o caso.

Confira a nota na íntegra:

Nota à população

“Na data de 28/11/2022 foi deflagrado o processo licitatório para escolha da empresa responsável pelo certame para provimento de vagas na Câmara Municipal de Natal, cuja vencedora foi a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) através do processo número 079/2022.

Contudo, na data de ontem (18), as provas foram realizadas e para surpresa de todos nas questões específicas do cargo 7 do concurso público foi constatado que todas as respostas do gabarito da prova de “conhecimentos específicos” para o cargo de Assistente Geral – Assistente Legislativo foram preenchidas com a letra A.

Esse fato nos causou perplexidade, sendo assim, amanhã terá uma reunião entre integrantes do Ministério Público, Comissão de Fiscalização do Certame, Procuradoria da Casa e a FUNCERN (que foi imediatamente notificada pela Câmara) com o intuito de se pedir explicações à empresa pelo ocorrido e sanar quaisquer dúvidas porventura existentes.

Reforçamos nosso compromisso em garantir a transparência de todo processo seletivo e ressaltamos que não hesitaremos em adotar as medidas que forem necessárias para solucionar essa situação e evitar quaisquer prejuízos causados aos candidatos, inclusive com a possibilidade de cancelamento.

Após a reunião, a Câmara Municipal de Natal divulgará um pronunciamento oficial sobre a situação.”

Foto: Elpídio Júnior/CMNat

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar