Justiça Federal do RN libera associação para cultivo da cannabis para tratamentos de saúde

Justiça Federal do RN libera associação para cultivo da cannabis para tratamentos de saúde

A autorização foi divulgada pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) nesta quarta-feira (21)

O Juiz Federal Ivan Lira de Carvalho, titular da 5ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, emitiu uma decisão permitindo que a associação Vital – Associação de Promoção à Medicina cultive a planta Cannabis e produza óleo terapêutico exclusivamente para fins medicinais. A autorização foi divulgada pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) nesta quarta-feira (21.jun.2023)

Segundo a justiça, a associação deverá cumprir o registro e controle administrativo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O juiz ressaltou que o cultivo individual da Cannabis pelos associados não está autorizado, uma vez que o processo legal foi iniciado pela associação Vital com o objetivo de garantir seus próprios direitos, que serão utilizados em benefício dos seus associados.

A associação informou que possui 106 pacientes cadastrados, a maioria deles com diagnósticos de Alzheimer, Diabetes, Fibromialgia, Parkinson e Neoplasia. O juiz destacou que a existência de regulamentos que permitem a importação de produtos derivados da Cannabis por pessoas físicas, bem como a fabricação desses produtos no país, desde que com insumos importados, é injustificável. Ele argumentou que a Anvisa e o governo precisam regularizar tanto o cultivo da planta quanto a produção de extratos medicinais.

O magistrado também chamou atenção para o alto custo dos produtos à base de Cannabis no exterior, o que torna inviável o tratamento para muitas pessoas. A decisão abre caminho para que a associação Vital possa fornecer tratamento acessível e legalmente autorizado aos seus associados, beneficiando aqueles que sofrem de condições médicas específicas.

Foto: Tero Karppinen/VisualHunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal