Câmara de Natal aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024

Câmara de Natal aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024

A LDO define as metas e prioridades do município para o próximo ano, além de estabelecer os recursos que o governo pretende economizar e os limites de despesas dos Poderes

A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quinta-feira (22.jun.2023), em segunda discussão, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2024. A LDO define as metas e prioridades do município para o próximo ano, além de estabelecer os recursos que o governo pretende economizar e os limites de despesas dos Poderes.

Foram apresentadas 249 emendas pelas bancadas, e 111 delas foram aprovadas pelos vereadores. Entre as emendas rejeitadas estavam propostas relacionadas ao aumento do percentual do orçamento participativo e à garantia de piso salarial para profissionais da saúde. Algumas dessas emendas ainda poderão ser discutidas no Plano Plurianual, em revisão para o segundo semestre.

Durante os três dias de votação, houve debate intenso sobre as emendas propostas. O vereador Daniel Valença (PT) apresentou três emendas não consensuais, que não foram aprovadas pela maioria dos parlamentares.

“Apresentamos propostas para garantir piso salarial para professores, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de agentes de saúde, haja vista que existe previsão constitucional para isso. Também tentamos proibir a transferência de recursos para comunidades terapêuticas, pois a lei da reforma psiquiátrica determina que a Política de Saúde Mental não pode financiar uma perspectiva asilar. Mas, infelizmente, não conseguimos consenso com a maioria”, explicou Valença.

No primeiro dia de votação, 74 emendas já haviam sido aprovadas, e no segundo dia foram discutidas as emendas que não foram incluídas. Entre elas, estava a ampliação do percentual do orçamento participativo, atualmente em 1,5%, o que gerou divergências entre os vereadores.

Alguns defendiam que o aumento desse percentual seria uma forma de aumentar a participação democrática na destinação dos recursos públicos, enquanto outros argumentaram que o tema deveria ser debatido na revisão do Plano Plurianual.

Apesar das emendas rejeitadas, existe a possibilidade de que sejam retomadas na revisão do Plano Plurianual, que ocorrerá no segundo semestre. A LDO aprovada agora servirá como diretriz para a elaboração do orçamento do município de Natal no próximo ano.

Foto: Verônica Macedo/CMNat

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar