Nova vacina contra dengue chega à rede privada do RN

Nova vacina contra dengue chega à rede privada do RN

A aplicação da vacina na rede pública ainda não possui previsão

A Qdenga, uma nova vacina contra a dengue, chegou ao estado do Rio Grande do Norte. No entanto, no momento, o imunizante só está disponível na rede privada, em farmácias, clínicas e laboratórios. A aplicação da vacina na rede pública ainda não possui previsão.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da Qdenga em março deste ano, e a distribuição para comercialização no Brasil começou há cerca de duas semanas.

Apesar da autorização para comercialização, a maioria das clínicas e laboratórios em Natal, capital do estado, ainda não oferece o serviço em seus sites ou páginas nas redes sociais. No entanto, em algumas dessas instituições, a Qdenga já está disponível.

Segundo a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o preço tabelado de cada dose no mercado varia entre R$ 301,27 e R$ 402,05. A vacina é administrada em duas doses.

A disponibilização da Qdenga na rede pública de saúde do Brasil ainda não possui prazo definido. A liberação depende da aprovação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), órgão responsável por assessorar o Ministério da Saúde em decisões desse tipo.

Em 2022, o Rio Grande do Norte registrou mais de 12 mil casos de dengue, com 21 mortes confirmadas pela doença, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). No Brasil, mais de 1 mil pessoas morreram de dengue no ano passado, estabelecendo um recorde.

Vacina contra dengue: quem pode tomar e como é a aplicação?

A vacina Qdenga é administrada em duas doses, com um intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose, e é autorizada para pessoas entre 4 e 60 anos de idade.

A vacina é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da dengue.

No Brasil, essa é a primeira vacina autorizada para pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue. Portanto, tanto aqueles que já tiveram quanto aqueles que nunca tiveram a doença podem receber a vacina.

Até agora, a única vacina disponível era a Dengvaxia, que é recomendada apenas para pessoas que já foram infectadas pelo vírus da dengue, visando protegê-las de uma segunda infecção.

Efetividade da Qdenga

Nos ensaios clínicos, a vacina Qdenga demonstrou ter uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo, após 12 meses da segunda dose. Além disso, a vacina reduziu as hospitalizações em 90%.

Em dezembro de 2022, a European Medicines Agency, agência sanitária europeia, também autorizou o uso do imunizante na União Europeia.

Foto: Rodrigo Nunes/MS/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal