Servidores do Detran-RN deflagram greve por tempo indeterminado

Servidores do Detran-RN deflagram greve por tempo indeterminado

Eles ressaltam que estão dispostos a negociar com o governo, sem abrir mão de lutar pelo que é legal e justo

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) iniciaram uma greve, nesta quarta-feira (5.jul.2023), o por tempo indeterminado. Em comunicado à imprensa, eles afirmam que, apesar das negociações nos últimos quatro anos com o Governo do Estado, não houve avanços.

De acordo com a nota divulgada, a decisão de entrar em greve foi tomada porque o governo se recusou a atender às reivindicações, mesmo que algumas delas sejam direitos adquiridos e estejam estabelecidas por lei.

Os servidores do Detran exigem a realização de um concurso público para preencher o quadro defasado de funcionários. Embora tenha sido assinado um acordo em outubro de 2019, o governo não definiu uma data para a realização do certame. A única informação é que o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) a ser assinado em breve com o Ministério Público de Contas (MPC) incluirá a categoria.

Enquanto o governo busca finalizar o TAG para realizar um amplo concurso público, os servidores questionam se o certame vai contemplar as vagas necessárias para suprir o quadro do Detran. Eles destacam que a demora cercada de incertezas afeta a qualidade do serviço prestado, uma vez que não possuem condições adequadas de trabalho.

Além disso, a greve no Detran também é motivada pela questão dos salários defasados, mesmo com o aumento da arrecadação do Estado em mais de 48% entre 2019 e 2022, ultrapassando a inflação em mais de 20%. Segundo os próprios dados do Detran, nos últimos quatro anos, a autarquia arrecadou em média mais de 221 milhões de reais, sendo que apenas 22% desse valor é destinado à folha de pagamento.

Os servidores também questionam o fato de outras categorias já terem recebido reajustes em 2023, enquanto o Detran permanece com os mesmos salários. Deputados, procuradores e auditores, por exemplo, foram contemplados com aumentos salariais.

Diante das questões e considerando as condições financeiras e jurídicas para atender às reivindicações e garantir direitos, os servidores decidiram entrar em greve. No entanto, ressaltam que estão dispostos a negociar com o governo, sem abrir mão de lutar pelo que é legal e justo.

O Detran-RN informou que está avaliando o impacto da adesão à greve nos serviços e que emitirá um comunicado sobre o assunto assim que possível.

Foto: Lenilton Lima/Sinai-RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal