Guerra na Ucrânia completa 500 dias

Guerra na Ucrânia completa 500 dias

Reunião da Otan na Lituânia discute futuro do país em meio a divergências

Os líderes ucranianos enfrentam um marco indesejado neste sábado (8.jul.2023), com a defesa de sua terra natal contra a invasão russa completando exatos 500 dias. De acordo com informações da agência Reuters, buscando apoio de seus aliados, os países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) têm fornecido suporte militar e financeiro desde o início do conflito, e agora planejam reforçar esses compromissos em uma reunião na Lituânia, na próxima semana.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, espera que o encontro traga resultados positivos ou, pelo menos, medidas que levem a um desfecho favorável. Para ele, isso é crucial para a segurança global como um todo. No entanto, há divergências entre os membros da organização em relação ao futuro da Ucrânia, o que pode dificultar a construção de uma frente unificada.

Apesar dos esforços para fortalecer os laços políticos com o governo de Kiev, por meio da criação de um conselho oficial, há preocupações em relação a um risco que pode complicar ainda mais a situação. Autoridades americanas anunciaram na sexta-feira um novo pacote militar, incluindo bombas de fragmentação, que são proibidas em muitos países por representarem uma ameaça aos civis. Embora alguns membros da Otan proíbam seu uso, os Estados Unidos, a Ucrânia e a Rússia não possuem essa restrição.

Foto: UNDP Ukraine/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar