Censo 2022 revela a presença de mais de 22 mil quilombolas no RN

Censo 2022 revela a presença de mais de 22 mil quilombolas no RN

Dados inéditos do IBGE mostram a distribuição e proporção das comunidades quilombolas no estado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (27.jul.2023) os resultados do Censo 2022, revelando que o Rio Grande do Norte abriga 22.384 quilombolas em seu território. Esse número representa aproximadamente 31% dos municípios potiguares, abrangendo um total de 53 cidades.

O Censo de 2022 foi histórico, pois pela primeira vez incluiu perguntas específicas para identificar as pessoas que se autodenominam quilombolas. Desse contingente, 84% (18.939 indivíduos) vivem fora dos territórios quilombolas oficialmente delimitados, enquanto 3.445 (16%) residem em áreas reconhecidas.

Entre os municípios com maior concentração de quilombolas, destaca-se Ceará-Mirim, que abriga 2.071 pessoas, representando 2,6% de sua população total de 79.115 habitantes. Por outro lado, em termos proporcionais, Portalegre se destaca, com 18,4% de seus moradores se autodeclarando quilombolas, totalizando 1.399 indivíduos em uma população de 7.601 habitantes.

O conceito de quilombolas remonta aos tempos em que quilombos eram refúgios de resistência e liberdade para pessoas escravizadas que fugiam entre os séculos XVI e XIX. Atualmente, o termo “quilombola” é utilizado para identificar pessoas que possuem laços históricos e ancestrais com essas comunidades, bem como com a terra em que vivem.

A Constituição de 1988 reconheceu essas comunidades como “comunidades remanescentes de quilombos”, o que evoluiu para o atual termo ao longo dos anos. O censo trouxe à luz a importância e a distribuição dessas comunidades no estado, possibilitando um maior entendimento de sua relevância histórica e cultural.

Foto: Jessica Cândido/Agência IBGE Notícias

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar