Operação policial com sete mortos é elogiada pelo governador de SP

Operação policial com sete mortos é elogiada pelo governador de SP

Atuação ocorreu após morte de policial; Patrick Bastos Reis, da Rota, foi baleado durante patrulhamento no Guarujá e não resistiu; operação gera controvérsia e números conflitantes sobre vítimas

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), expressou elogios à operação policial realizada na Baixada Santista desde sexta-feira (28.jul.2023), em resposta à morte do policial da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), Patrick Bastos Reis, de 30 anos.

O agente, que patrulhava o Guarujá, foi alvejado por criminosos e não sobreviveu ao ataque. Durante entrevista coletiva, o governador declarou estar satisfeito com a ação da polícia, mas também lamentou profundamente o ocorrido, destacando que a justiça será buscada para os responsáveis pelos crimes.

De acordo com informações do governo paulista, a Operação Escudo resultou em oito ocorrências com oito óbitos. Entretanto, a Ouvidoria das Polícias de São Paulo relata que ao menos dez pessoas foram mortas durante as diligências para localizar os suspeitos envolvidos na morte do PM da Rota na sexta-feira.

O portal G1 teve acesso aos boletins de ocorrência relacionados à operação, registrados entre 28 de julho, às 13h20, e 30 de julho, às 7h40. Os boletins apontaram sete mortos, com ocorrências restritas ao Guarujá. A discrepância nos números gerou questionamentos, e a reportagem busca esclarecimentos junto ao governo de São Paulo.

Tarcísio reiterou que aqueles que decidiram se entregar à polícia foram presos e apresentados à Justiça. O governador ressaltou que a polícia busca evitar o confronto a todo custo, seguindo rigorosamente as regras de engajamento, e destaca o treinamento das forças policiais. Contudo, a operação enfrenta críticas e investigações.

O homem apontado como o responsável pelos disparos que tiraram a vida do soldado Patrick Reis foi preso e gravou um vídeo pedindo o fim da “matança” de supostos inocentes em Guarujá, direcionando a mensagem ao governador de SP e ao secretário de segurança do Estado, Guilherme Derrite.

Nesta segunda-feira (31.jul), o Ministério Público de São Paulo iniciará um procedimento para analisar a operação policial. Dois promotores do Gaesp (Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial) acompanharão as investigações das mortes provocadas pelos policiais.

A Defensoria Pública de São Paulo também foi acionada para acompanhar a operação através do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos, diante da controvérsia gerada pelos eventos ocorridos durante a operação policial na Baixada Santista.

Foto: Josué Emidio / Governo do Estado de SP

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar