Médicos terceirizados do Walfredo Gurgel paralisam cirurgias por falta de pagamento

Médicos terceirizados do Walfredo Gurgel paralisam cirurgias por falta de pagamento

Empresa contratada pelo estado diz que não recebeu repasses do governo desde maio

Médicos terceirizados do Hospital Walfredo Gurgel, maior hospital público do Rio Grande do Norte, paralisaram a realização de cirurgias eletivas de ortopedia nesta quarta-feira (6.set.2023). A paralisação foi motivada pela falta de pagamento dos profissionais desde maio.

A empresa Justiz, responsável pelo contrato com a Secretaria de Saúde do estado, informou que não recebeu os repasses do governo desde o mês de maio e, por isso, não tem como pagar os médicos.

De acordo com a empresa, foram realizadas de janeiro a agosto, somente no Walfredo Gurgel, mais de 2.300 cirurgias, cerca de 300 procedimentos por mês.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que nesta quarta-feira (6) foi encaminhado o repasse de 50% da fatura relativa ao mês de junho. A pasta disse ainda que mantém diálogo telefônico com a empresa para tentar retomar os serviços ainda nesta quarta (6).

Apesar da paralisação, os médicos devem manter o atendimento aos pacientes que estão internados, bem como as consultas pós-operatórias.

O Hospital Walfredo Gurgel enfrentou superlotação de pacientes entre julho e agosto, com pessoas internadas em macas nos corredores da unidade de saúde. A unidade é referência para atendimentos de urgência e emergência ortopédica, politrauma e queimados na rede pública estadual.

O governo do estado anunciou a abertura de 35 novos leitos na região metropolitana de Natal, para enfrentar a demanda. 20 desses leitos foram abertos nesta semana no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar