Fecomércio RN critica manutenção da alíquota do ICMS em 20%

Fecomércio RN critica manutenção da alíquota do ICMS em 20%

Entidade afirma que medida prejudica o setor produtivo e a população

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) criticou nesta quinta-feira (19.out.2023) a proposta do Governo do Estado de manter a alíquota do ICMS em 20% para 2024. A entidade afirma que a medida prejudica o setor produtivo e a população.

Em nota, a Fecomércio RN afirma que tomou conhecimento da proposta por meio da imprensa e que lamenta que o Setor Produtivo não tenha sido novamente ouvido pelo executivo estadual.

“Considerando o impacto de tal projeto para a sociedade como um todo, seus efeitos para o ambiente do empreendedorismo, consumo das famílias e manutenção de empregos no nosso estado, enviamos documento a todos os deputados, solicitando que este tema possa ser debatido com profundidade junto a todas as esferas impactadas”, diz a nota.

A entidade afirma que dados da própria Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-RN) mostram que não houve perda efetiva de ICMS no contexto global, visto que, apesar da queda de R$ 366 milhões na arrecadação das “Blue Chips”, houve aumento de R$ 617 milhões no total.

“Aumento de imposto se reflete diretamente em diminuição de consumo. Vivemos em contexto do crescimento de endividamento e inadimplência da população potiguar, tendo o nosso estado apresentado resultados acima da média nacional nestes itens”, diz a nota.

A Fecomércio RN afirma que é urgente um olhar mais amplo e profundo, que permita medidas sustentáveis e que não penalizem a população.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal