Quase cinco toneladas de cabos foram furtados na região de Guamaré e Macau

Quase cinco toneladas de cabos foram furtados na região de Guamaré e Macau

Crimes afetam cerca de 43 mil pessoas e serviços essenciais

Nos últimos meses, o litoral do Rio Grande do Norte foi alvo de uma série de ações criminosas contra a rede elétrica. A Neoenergia Cosern registrou o furto de quase 5 toneladas de cabos da rede de alta tensão e a quebra de 26 postes apenas nos municípios de Guamaré e Macau, na Costa Branca potiguar.

Os crimes impactaram cerca de 43 mil pessoas nas duas cidades, além dos moradores das zonas rurais, e prejudicaram o funcionamento de postos de saúde, delegacias, escolas, repartições públicas, comércio, salineiras e empresas de geração de energia eólica.

Para reparar os danos causados pelos crimes, a Neoenergia Cosern mobilizou 50 profissionais, entre engenheiros, técnicos, eletricistas e analistas, além de 12 veículos de médio e grande portes. O trabalho de recomposição da rede foi desafiador devido às chuvas que caíram na região nas últimas semanas, provocando a formação de alagadiços. Foram consumidas cerca de 250 horas de trabalho praticamente ininterruptos.

Osvaldo Tavares, superintendente Técnico da Neoenergia Cosern, destaca o empenho da equipe: “Reunimos equipes, veículos e equipamentos no menor intervalo de tempo possível para recompormos a rede elétrica furtada e substituirmos os postes danificados. Nossos profissionais se dedicaram ao máximo, cruzaram áreas alagadas e não mediram esforços para que a energia na região fosse religada e a situação voltasse à normalidade. Para todos os casos de furtos, abrimos Boletins de Ocorrências e comunicamos a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).”

Operação de recomposição

  • 4.910 quilos de cabos de alta tensão furtados;
  • 26 postes danificados (entre quebrados e derrubados);
  • 43 mil pessoas afetadas na região;
  • 250 horas trabalhadas para recomposição da rede;
  • 50 profissionais da Neoenergia Cosern envolvidos;
  • 12 veículos de médio e grande portes usados nas operações de recomposição.

Ocorrências

  • 2 de março: Quatro postes derrubados e 300 metros de cabos de média tensão furtados em Touros, afetando 2.565 pessoas.
  • 1º de março: 800 metros de cabos furtados em Areia Branca, próximo à praia de Ponta do Mel.
  • 27 de fevereiro: Seis postes quebrados e 600 metros de cabos de alta tensão roubados na linha de transmissão entre Macau e Guamaré, impactando moradores e uma empresa eólica.
  • 28 de fevereiro: Furto de 400 metros de cabos de alta tensão em Guamaré, deixando milhares de pessoas sem energia por quase 10 horas.

Denúncias

É possível denunciar esse tipo de crime, de forma anônima e segura, à Polícia Militar, no telefone 190, e no 116 da Neoenergia Cosern. Por questão de segurança, a população nunca deve se aproximar da rede elétrica, principalmente se ela estiver danificada por atos criminosos.

Foto: Canindé Soares / Divulgação / Neoenergia Cosern

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar