Teve início nesta quinta-feira (4.nov.2021) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte. A imunização é feita pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn). Nesta fase, a vacinação é obrigatória apenas para os animais de 0 a 24 meses, correspondendo a 30% do rebanho atual do estado, mas todos os animais devem ser declarados.
O produtor cadastrado junto ao Idiarn deve adquirir a vacina em uma das lojas autorizadas, vacinar os animais e declarar o rebanho em um dos escritórios do órgão, da Emater ou das secretarias municipais de Agricultura. Atualmente, o RN possui o status livre da febre aftosa com vacinação. De acordo com o Idiarn, a meta é que até 2023 o estado retire a obrigatoriedade da imunização e adquira o status de livre da doença sem a vacina.
A febre aftosa é uma doença causada por um vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.
Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.