Eles ressaltam que estão dispostos a negociar com o governo, sem abrir mão de lutar pelo que é legal e justo
Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) iniciaram uma greve, nesta quarta-feira (5.jul.2023), o por tempo indeterminado. Em comunicado à imprensa, eles afirmam que, apesar das negociações nos últimos quatro anos com o Governo do Estado, não houve avanços.
De acordo com a nota divulgada, a decisão de entrar em greve foi tomada porque o governo se recusou a atender às reivindicações, mesmo que algumas delas sejam direitos adquiridos e estejam estabelecidas por lei.
Os servidores do Detran exigem a realização de um concurso público para preencher o quadro defasado de funcionários. Embora tenha sido assinado um acordo em outubro de 2019, o governo não definiu uma data para a realização do certame. A única informação é que o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) a ser assinado em breve com o Ministério Público de Contas (MPC) incluirá a categoria.
Enquanto o governo busca finalizar o TAG para realizar um amplo concurso público, os servidores questionam se o certame vai contemplar as vagas necessárias para suprir o quadro do Detran. Eles destacam que a demora cercada de incertezas afeta a qualidade do serviço prestado, uma vez que não possuem condições adequadas de trabalho.
Além disso, a greve no Detran também é motivada pela questão dos salários defasados, mesmo com o aumento da arrecadação do Estado em mais de 48% entre 2019 e 2022, ultrapassando a inflação em mais de 20%. Segundo os próprios dados do Detran, nos últimos quatro anos, a autarquia arrecadou em média mais de 221 milhões de reais, sendo que apenas 22% desse valor é destinado à folha de pagamento.
Os servidores também questionam o fato de outras categorias já terem recebido reajustes em 2023, enquanto o Detran permanece com os mesmos salários. Deputados, procuradores e auditores, por exemplo, foram contemplados com aumentos salariais.
Diante das questões e considerando as condições financeiras e jurídicas para atender às reivindicações e garantir direitos, os servidores decidiram entrar em greve. No entanto, ressaltam que estão dispostos a negociar com o governo, sem abrir mão de lutar pelo que é legal e justo.
O Detran-RN informou que está avaliando o impacto da adesão à greve nos serviços e que emitirá um comunicado sobre o assunto assim que possível.
Foto: Lenilton Lima/Sinai-RN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.