Neoenergia Cosern reforça orientações de segurança sobre como se prevenir de acidentes com descargas atmosféricas em dias de chuva
De acordo com dados da Neoenergia Cosern, compilados a partir da plataforma Climatempo, o Rio Grande do Norte registrou 28.366 descargas atmosféricas entre 1º de janeiro e 29 de fevereiro de 2024. Apesar da queda de 27,94% em relação ao mesmo período do ano passado (39.367 raios), o número ainda preocupa as autoridades e exige atenção da população.
Mesmo com a queda, o estado ainda contabiliza um número significativo de raios, especialmente em algumas cidades. Os municípios com as maiores incidências nos dois primeiros meses de 2024 foram Apodi (1.415), Assú (1.329), Santana do Matos (1.154), Upanema (1.119) e Mossoró (1.026).
Em 2023, o RN foi atingido por cerca de 113 mil raios, um aumento de 40% em relação a 2022. As descargas provocaram 3.191 interrupções no fornecimento de energia elétrica, afetando cerca de 432 mil unidades consumidoras e danificando 301 equipamentos da rede.
Segurança em primeiro lugar
A Neoenergia Cosern reforça a importância de se buscar abrigo e tomar medidas de precaução durante tempestades com raios. A empresa monitora a questão climática em todo o estado e atua rapidamente para restabelecer o fornecimento de energia em caso de interrupções.
Recomendações
- Busque abrigo ao ver nuvens carregadas ou ouvir trovões.
- Evite atividades ao ar livre, como colher frutas, caminhar perto de árvores ou andar a cavalo.
- Afaste-se de cercas de arame, objetos metálicos pontiagudos e animais.
- Não se abrigue em varandas, barracos, celeiros, áreas descampadas, rodovias, ruas, estradas, telhados, terraços ou montanhas.
- Não tome banho em praia, rio, açude ou piscina durante a tempestade.
- Evite usar equipamentos elétricos, telefone com fio ou celular conectado ao carregador.
- Não tome banho de chuveiro elétrico.
Foto: Anton Kudryashov/Pexels/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.